Navegar para Cima

Notícias

Museu de Percurso na Ilha da Pintada é inaugurado

20/03/2016
Cultura
A iniciativa integra o curso de Turismo Ecológico da unidade marista localizada no território e envolve os adolescentes do Programa Jovem Aprendiz.

Na sexta-feira, 18/3, ocorreu a solenidade de inauguração e as primeiras visitas ao Museu de Percurso da Ilha da Pintada. A iniciativa integra o curso de Turismo Ecológico da unidade marista localizada no território e envolve os adolescentes do Programa Jovem Aprendiz, do Polo Marista de Formação Tecnológica.  

Trata-se de um novo atrativo histórico cultural que resgata as memórias da região, capacitando jovens em situação de vulnerabilidade social. Os 25 painéis distribuídos em marcos históricos da fundação e do desenvolvimento da Ilha foram apresentados por adolescentes que moram no bairro Arquipélago e são atendidos pelos projetos de inclusão e ensino profissionalizante.

O projeto ganhou vida a partir de parcerias entre instituições locais e a Rede Marista. No anúncio em vista do ato de inauguração, dia 22/2, a diretora do Museu das Ilhas, Teresinha Carvalho, a turismóloga e educadora do curso de Turismo Ecológico, Rosanir Lindemayer, o idealizador do projeto, Irmão Miguel Orlandi, os coordenadores do Polo Marista de Formação Tecnológica, Márcia Broc e Ricardo Brodt, educadores e educandos, além de parceiros envolvidos em diversas etapas, compartilharam entusiasmo em torno dos benefícios da iniciativa a curto, médio e longo prazo.

​Depoimentos

"Me criei no bairro Arquipélago, mas ja​mais imaginava que temos 17 ilhas. Estamos descobrindo o lugar onde moramos e isso me dá mais orgulho de viver aqui", conta Thielle Bordignon, educanda do Curso Turismo Ecológico.

Gabrielle Martins, também moradora da Ilha, afirma que o mais importante é mostrar que as Ilhas têm uma história a ser contada, como a do Arroio Flor da Pintada, por onde passa a Travessia Oscar Ferreira de Freitas, a porta de entrada da Ilha. Segundo os pesquisadores, o Arroio teve muita importância durante a Revolução Farroupilha. "Por ele teriam passado os homens que invadiram Porto Alegre", relata a jovem.

O evento também recebeu cobertura jornalística de veículos de comunicação de abrangência estadual. Confira as principais matérias:

·        
Zero Hora 

·        
Rede Vida 

·        
Diário Gaúcho