Navegar para Cima

Notícias

Polo Marista doa robô para pacientes do Hospital da Criança Conceição

16/03/2017
Inovação
O robô foi projetado e elaborado com material reciclável, pelos educandos da oficina de robótica e agora diverte as crianças da ala pediátrica do GHC.

Polo Marista doa robô para pacientes do Hospital da Criança Conceição

Na manhã desta quarta-feira, 15/3, uma equipe do Polo Marista de Formação Tecnológica esteve na sala de reuniões da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), apresentando e fazendo a entrega de um robô que foi projetado e elaborado com material reciclável, pelos educandos da oficina de robótica.

O robô desenvolvido foi entregue à coordenação da Recreação Terapêutica do Hospital Criança Conceição (HCC) do GHC. "O robô será um importante elemento pedagógico de entretenimento para recuperação dos nossos pequenos pacientes do HCC", disse o coordenador da Recreação, Sérgio Dório.

A demonstração do funcionamento foi assistida pelos coordenadores do Polo Marista, Márcia Broc e Ricardo Brodt, pela superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, diretor administrativo e financeiro, Ibanez Filter, e do diretor técnico, Mauro Sparta.

A coordenadora da participação cidadã do GHC, Rosângela Bellos, salientou a importância da parceria do GHC com o Polo Marista, através do programa Jovem Aprendiz, enquanto uma ferramenta de transformação social. “O objetivo do GHC não é só a profissionalização dos jovens aprendizes, mas sobretudo a inclusão e a integração deles na sociedade”, salienta a coordenadora.

No final da apresentação do educador do Polo Marista Júnior Meneghetti, o paciente do HCC, Gabriel Rosa, de 11 anos, interagiu com o novo amigo eletrônico, por meio de controle remoto. "Ele vai ajudar na convivência com os colegas de leito e da enfermaria. O robô fará muito sucesso nos quartos", concluiu o pequeno paciente.

Além da entrega do robô, foi apresentado pelo educador Michael dos Santos Bittencourt, do Curso de Programação de Software, um programa de gerenciamento e de controle de voluntários, que facilitará o acompanhamento de mais de 2.000 voluntários que atuam no Grupo Hospitalar Conceição.

Durante essa manhã, também foram apresentados os resultados para a Superintendente Adriana Denise Acker desta parceria que iniciou em 2006, que continua beneficiando os jovens educandos e a comunidade, desenvolvendo cidadania, protagonismo juvenil, e contribuindo para uma sociedade melhor e mais justa.

Para a coordenadora do Polo Marista, Márcia Broc, o projeto desenvolvido nesta parceria é extremamente importante para qualificação profissional e o desenvolvimento humano. "Juntos qualificamos profissionalmente centenas de jovens ao longo destes 10 anos de parceria. Incluímos social e digitalmente, promovendo saúde preventiva. A entrega do sistema operacional e do robô, é uma forma dos jovens cotizados dizerem: Muito obrigado pela oportunidade!”, salienta Márcia.

Oficina de Robótica

A oficina de robótica integra o Curso de Eletrônica do Programa Jovem Aprendiz do Polo Marista, que é realizado em parceria com o Governo Federal, e conta com o apoio do GHC, da Prefeitura de Porto Alegre entre outros parceiros.