Navegar para Cima

Notícias

Polo Marista promove Desafio de Robôs Indústria 4.0 na Mercopar 2017

04/10/2017
Inovação
O Desafio de Robôs Indústria 4.0 consiste em 5 estações de trabalho, simulando uma linha de montagem automotiva, onde 5 equipes diferentes precisam completar missões.

Desde terça-feira, 3/10, o Polo Marista de Formação Tecnológica está promovendo em parceria com o Sebrae-RS, o Desafio de Robôs Indústria 4.0, no Salão de Inovação da Feira de Subcontratação e Inovação industrial – Mercopar 2017.  

O Desafio de Robôs Indústria 4.0 consiste em 5 estações de trabalho, simulando uma linha de montagem automotiva, onde 5 equipes diferentes precisam completar missões.

A equipe 1 OneWay tem um depósito com duas possibilidades de peça: um motor ou uma roda. Ela tem a responsabilidade de criar um robô para colocar a peça do depósito na esteira.

Em seguida, a equipe 2 HiFive, é responsável pela perfuração das peças, recebendo pela esteira o material da primeira estação e ficando com a missão desenvolver um robô capaz de fazer três furos na peça recebida.

O próximo passo é de responsabilidade da equipe 3 Autopar 4.0, que ficou com o segundo depósito. Ela tem a missão de construir um robô que retira outro material do depósito e o adiciona na esteira.

A equipe 4 Robôtrinic precisa montar um robô que seja capaz de adicionar as duas peças recebidas pelo processo anterior desempenhado pelas equipes HiFive e Autopar 4.0.

No final do desafio, a equipe 5 Chernobyl 4.0 é responsável pela montagem de todas as peças em um carro.

Os maiores objetivos deste desafio é buscar a cinergia, integração e união das equipes.

A Feira é organizada pelo Sebrae-RS. No Salão de Inovação o Polo Marista e a PUCRS organizaram o Desafio de Robôs Indústria 4.0, que contou com a participação de estudantes universitários da IFSul e UFPEL de Pelotas, Estudantes do Colégio Marista Champagnat, do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, Senai Caxias do Sul e Educandos do Polo Marista.

O Desafio integrou os cursos de Eletrônica, Programação de Software, Manutenção de TI e da Fábrica de Software.