Navegar para Cima

Sobre

Quem somos

​​Parceria entre as Irmãs Franciscanas e os Irmãos Maristas, o Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) é referência na comunidade do bairro Mario Quintana, em Porto Alegre. A unidade faz parte da rede conveniada da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Para as crianças, o atendimento é realizado no período inverso ao da escola. Busca-se também o desenvolvimento integral dos adolescentes, que se realiza com a articulação das diversas dimensões da sua vida como indivíduo, como cidadão e como futuro profissional, por meio de práticas educativas que proporcionem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades.

SOBRE NÓS

O Centro Social Marista Santa Isabel está localizado na região periférica de Porto Alegre, no bairro Mario Quintana, região nordeste da capital, e atende as comunidades das vilas Safira Nova, Safira Velha, Batista Flores, Chácara da Fumaça I, II e III, João Goulart, Tarso Dutra, Jardim do Verde (ocupação), Atenis, Parque das Orquídeas Mimo de Vênus, Cooperativa Alzira Rosa (ocupação), Jardim Protásio Alves, Jardim da Fapa e Vila dos Eucaliptos. 

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, a região possui 37.234 habitantes e apresenta os piores indicadores relativos ao Índice de Desenvolvimento Humano do Munícipio (IDHM), com o IDHM de 0,638, ocupando a última colocação entre as regiões de Porto Alegre. 

Esses dados retratam a realidade do bairro e seu contexto de vulnerabilidade e risco social, que decorre de um processo histórico que remonta à forma como o bairro se constituiu. Nas últimas décadas, observa-se o aumento no número de ocupações e moradias irregulares que contribuíram para o aumento da população; todavia, o investimento em políticas públicas não acompanhou o crescimento populacional da região e o atendimento das necessidades básicas dos habitantes do bairro.

Nessa perspectiva, o bairro possui altos índices de criminalidade e violência, estimulado por disputas territoriais pelo tráfico de drogas. Segundo dados do Observa POA (2010), a região nordeste está entre as três regiões de Porto Alegre com o maior número de homicídios. 

Há mais de 20 anos, a partir dos princípios educativo-evangelizadores maristas, atendemos crianças, jovens e adultos, comprometendo-se com uma sociedade mais justa e fraterna, perspectiva que faz parte da nossa missão e do legado de São Marcelino Champagnat.

A unidade realiza cerca de 120 atendimentos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 6 a 15 anos, 48 atendimentos no SCFV de 15 a 17 anos (Trabalho Educativo), 25 atendimentos no SCFV de idosos 60+, 120 atendimentos no projeto de Educação Integral na Smed e mais 15 vagas (trimestrais) para o público adulto do Curso Básico de Padaria e Confeitaria, além dos atendimentos dos usuários da assistência social com o Serviço de Atendimento as Famílias (SAF), que beneficia mais de 500 famílias ao ano. 

O fazer pedagógico marista visa à promoção da educação integral das crianças, adolescentes e jovens, com práticas educativas integradoras que busquem promover o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a nossa sociedade atual, que resgate os valores humanos, valorizando o ser humano em toda a sua integralidade. 

Nessa perspectiva, todas as propostas educativas devem dialogar com a realidade dos sujeitos e se comprometer com a sua transformação. Juntamente a essa perspectiva educacional, somam-se os eixos estruturantes da atuação nos Centros Sociais da Rede Marista: dimensões do Cuidado, Cultura da Solidariedade e Paz, Protagonismo e Cidadania e Incentivo à Aprendizagem Escolar – são referência para a ação e para os processos educativos do Cemasi. Esses eixos têm como objetivo contribuir com a construção de uma civilização do amor. 

NOSSA HISTÓRIA 

A história do Cemasi começou por volta de 1978, quando famílias oriundas de Palmitinho, Tenente Portela, Frederico Westphalen e Ametista do Sul e regiões vizinhas chegaram para povoar a região, chamada Vila Safira.

Sabedoras dessa povoação e da realidade precária na qual essas famílias se instalaram na região, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã que residiam na Vila Madepinho (atual Parque dos Maias) iniciaram uma rotina de ação pastoral e de promoção humana e cidadã nas casas das famílias.

No início dos anos de 1980, as Irmãs iniciaram o projeto social Artesanato Santa Isabel, e essa comunidade passou a ter como padroeira Santa Isabel da Hungria, padroeira das Irmãs Franciscanas. O projeto iniciou em um pequeno prédio de madeira em condições precárias, adquirido pelas Irmãs. Ali ocorriam as atividades comunitárias, pastorais, produção de pães, artesanato e corte-costura. Além disso, uma equipe médica fazia voluntariamente o atendimento dos moradores da comunidade.

Esse trabalho teve um grande impacto social, considerando que a população da comunidade aumentou e outras vilas se formaram na região e, dessa forma, auxiliava os moradores da comunidade na garantia dos seus direitos básicos de saúde, alimentação, educação e na geração de renda.

Em 1992, após muitas ações da comunidade católica com eventos beneficentes, rifas e doações, as Irmãs construíram um prédio de alvenaria, onde passaram a realizar os cursos de padaria, confeitaria, corte e costura, pintura em tecido, crochê, remédios caseiros, cozinha alternativa e habilidades em gestão. Além disso, era realizado o atendimento da pastoral da criança, pastoral da saúde e reforço escolar, sendo contemplado ainda um espaço de uma padaria comunitária, um salão de eventos e uma sala para oficina de marcenaria. 

Em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no ano 1995, investiu-se em cursos de diferentes áreas, especialmente em estética de cabelereiro, manicure e pedicuro. Dessa forma, muitas famílias, crianças e adolescentes eram beneficiados por meio da formação profissional e da geração de renda das famílias, e o Artesanato Santa Isabel acabou se tornando uma referência para os moradores do bairro.

Diante da grande quantidade de cursos oferecidos e da procura da comunidade para o atendimento das crianças e adolescentes, as Irmãs buscaram novas parcerias, visto que os recursos públicos provenientes dos convênios eram escassos. Por meio do Irmão Marista Jaime Biazus, ocorreram os primeiros contatos com a Rede Marista e, dessa forma, no dia 1º de outubro de 1997, nasceu o Artesanato Marista Santa Isabel (Cemasi).

Com a mudança de cenário da legislação da Assistência Social, a Rede Marista adequou os Centros Sociais à legislação e reordenou seus serviços, voltando-se o foco para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias. Consequentemente, no ano de 1999, o Artesanato Marista Santa Isabel reduz o atendimento ao público adulto e deixa de disponibilizar algumas oficinas como padaria, confeitaria, artesanato e corte costura. 

Assim, com apoio da Rede Marista, o Centro Social passou a promover atividades socioeducativas, tornando-se referência na região como uma Organização da Sociedade Civil de promoção social com projetos focados às crianças, adolescentes e seus familiares. 

Em 1999, iniciou a parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e, nos anos seguintes, novas parcerias e outros convênios foram concretizados, como o Consulado do Japão, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), resultando na contratação de mais colaboradores e na ampliação do espaço físico, bem como no aumento do número de crianças e adolescentes atendidos.

Em maio de 2017, diante das solicitações dos usuários da assistência social e dos familiares de nossos atendidos, voltamos a oferecer, para o público adulto da comunidade, o Curso Básico de Padaria e Confeitaria. O curso visa desenvolver habilidades e competências nessa área e contribuir com a geração de renda das famílias.

CENTROS SOCIAIS MARISTAS

O conjunto de práticas educativas desenvolvidas nos Centros Sociais, e que estão voltadas à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias, tem o objetivo de instaurar o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando um atendimento baseado em uma variedade de iniciativas, conforme descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, prevista na Lei da Filantropia n° 12.101/2009 e nas respectivas Resoluções n° 109 (11/11/2009) e n° 16 (5/5/2010). 

Na Rede Marista, desde o ano de 2002, a Comissão de Assistência Social tinha uma exigência expressa: a necessidade da participação de alguns colaboradores dos Centros Sociais ou das Escolas Sociais nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No Centro Social Marista Santa Isabel, esse compromisso foi assumido com empenho e determinação desde sua constituição enquanto Centro Social. A coordenadora na época, Cátia Pires Moreira, foi eleita vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Porto Alegre. 

SOBRE A REDE MARISTA 

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e Brasília (DF). A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde.