Navegar para Cima

Notícias

20 anos de história foram celebrados com diversas atividades

16/08/2017
História
Uma série de atividades foram programadas no colégio, envolvendo estudantes, educadores, ex-alunos e demais pessoas que se dedicaram na construção dessa história.

No dia 11 de agosto, o Colégio Marista São Marcelino Champagnat completou 20 anos de dedicação ao ensino de jovens e adultos em Novo Hamburgo. Nossa história começou em 1997, quando o então Supletivo Champagnat passou a atender jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Passadas duas décadas, nossos jovens e adultos, que hoje somam cerca de 700 estudantes, são instigados a serem sujeitos ativos e críticos da sociedade onde se encontram. “Nossa proposta educacional é de aproximação com o estudante. Entendemos as suas demandas e trabalhamos focados na mudança das pessoas, por meio da educação, para promover a transformação da sociedade”, explica o diretor Antonio Morés.

Para celebrar esta importante data, uma série de atividades foram programadas no colégio, envolvendo estudantes, educadores, ex-alunos e demais pessoas que se dedicaram na construção dessa história.

No dia 10/8, a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem ao aniversário do colégio durante uma Sessão Solene, realizada no Salão de Atos da nossa instituição. Já no dia 11/8 todos os estudantes e educadores tiveram um momento especial de celebração, com atividades no pátio. Nesta noite, além dos 20 anos, também foi celebrado o Dia do Estadutante.

Já na manhã do dia 12/8, o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e o padre Sérgio Simon celebraram uma Missa de Ação de Graças no Auditório. Nessa ocasião também, foram entregues 20 violetas para pessoas que marcaram as duas décadas de história do Colégio Marista São Marcelino Champagnat. Após a missa, todos foram recepcionados para um almoço festivo.

E no dia 15/8, dia que também celebramos o Dia do Marista, professores e estudantes apresentaram esquetes que contaram os 20 anos do nosso colégio e da fundação do Instituto Marista, que em 2017 comemora 200 anos de atuação no mundo.

Nossa história (*)

Depois de 19 anos e meio de atuação na Vila Iguaçu, no bairro Canudos em Novo Hamburgo, os Irmãos Maristas iniciaram um novo marco na sua história na cidade. Em 11 de agosto de 1997 iniciaram as aulas do Supletivo Champagnat, localizado no prédio do Colégio Pio XII (em funcionamento desde 1962). Com ensino totalmente gratuito, como permanece até os dias de hoje, o supletivo atendia jovens e adultos carentes da Vila Iguaçu, que participavam de alguma atividade pastoral na comunidade. Inicialmente, os 89 estudantes foram divididos em quatro turmas: uma de 3ª e 4ª série, duas de 5ª e 6ª séries e uma de 7ª série. O diretor da época foi o Irmão Lédio de Jesus Matias e o vice-diretor, o Irmão Solimar Amaro. Atualmente, o Colégio Marista São Marcelino Champagnat atende 700 alunos em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 20 anos de ensino, mais de 2,4 mil alunos conquistaram o seu diploma e outros 8,4 mil frequentaram o ambiente escolar marista.

(*) Com informações do livro “Sementes da Esperança”, comemorativo aos 10 anos do Colégio São Marcelino Champagnat.