Navegar para Cima

Notícias

Colégio participa do 5º Congresso Internacional Marista de Educação

10/10/2016
Educação
Evento terá como tema “Educação de Qualidade: sentidos, experiências e horizontes”

​​O Brasil Marista, por meio da União Marista do Brasil – UMBRASIL, promove de 11 a 14 de outubro a 5ª edição do Congresso Internacional Marista de Educação, em Olinda. Com o tema “Educação de Qualidade: sentidos, experiências e horizontes”, o evento reunirá cerca de 3 mil educadores e gestores dos ensinos público e privado para discutir e potencializar a promoção do direito a uma educação integral de qualidade e de excelência acadêmica.

O Colégio marcará presença no evento com a participação de cinco educadores e um estudante, que representarão a escola com a missão de trazer aos demais educadores as principais reflexões, vivências e diferenciais dos debates do Congresso. A metodologia do evento será baseada em conferências comuns a todos os participantes; momentos de relatos de experiências e atividades simultâneas, nos quais cada congressista fará a escolha da programação a partir do seu interesse.

As palestras têm início na quarta-feira, 12, com o teólogo Leonardo Boff, com o tema “Educação, Cuidado e Ecologia”. Na mesma data, encerra a programação do dia, Frei Betto com “Educação, Espiritualidade e Protagonismo Social”. Na quinta-feira, 13, uma mesa redonda irá debater “Emoção, Espiritualidade e Ciência”, com a participação da Missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista, Monja Coen, do Monge Beneditino e teólogo, Ir. Marcelo Barros, e do Irmão Marista e teólogo, Afonso Murad.

Presentes ainda no evento, o pedagogo português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, o filósofo Bernard Charlot, autor de 14 livros cujo tema de pesquisa principal é a questão da relação com o saber e Jorge Larrosa Bondia, professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona (Espanha).

Edição comemorativa 200 anos

O 5º Congresso Internacional Marista de Educação será realizado durante as celebrações do Bicentenário do Instituto Marista. Em 2 de janeiro de 2017, completarão dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início a sua obra. Hoje, os maristas estão presentes em 82 países nos cinco continentes. No Brasil, a presença Marista está presente em 23 estados e conta com 27 mil Irmãos, Leigas e Leigos em 98 cidades.