Navegar para Cima

Sobre

Conheça nossa história

Presença marista no bairro Mario Quintana

​​​A presença marista no bairro Mário Quintana é antiga. A história começou no ano de 1997, com a instalação do Centro Social Marista de Porto Alegre. A iniciativa estava vinculada ao apelo dos Irmãos Maristas por se inserirem, cada vez mais, no trabalho da área de assistência social.

O Cesmar - como ficou conhecido a nova Unidade - cresceu em tamanho e proporção, ganhando destaque no cenário da solidariedade, dentro e fora de Porto Alegre. As parcerias desenvolvidas com empresas e poderes públicos garantiu que o trabalho desenvolvido fosse se expandindo. Em 2007 foi inaugurado, em parceria com o Governo Federal, o primeiro e maior Centro de Recondicionamento de Computadores da América Latina. O CRC-Cesmar, segue funcionando nas dependências da instituição. De lá para cá, o trabalho cresceu e o espaço onde estava o Centro ganhou o Polo Marista de Formação Tecnológica, que reúne todos os trabalhos de tecnologias para a inclusão desenvolvidos pela Rede Marista. Agora, se soma a este trabalho, a instalação do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, que integra a Rede Marista, hoje presente em mais de 82 países e com quase 200 anos de atuação mundial. Inaugurada em 2012, a unidade atende 330 estudantes do Ensino Médio.

Está instalado no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), localizado no bairro Mário Quintana.  O Cesmar possui uma área física de 78 mil m² e infraestrutura completa para disponibilizar serviços de qualidade para toda a comunidade da região nordeste da capital gaúcha.

Fruto de uma antiga demanda da comunidade local, o colégio conta com o trabalho de 25 profissionais dispostos a concretizar um dos principais sonhos de São Marcelino Champagnat, oferecer uma educação de qualidade para crianças e jovens, principalmente os mais desamparados.

O nome do colégio é uma homenagem ao Irmão Jaime Biazus, falecido em 26 de maio de 2010, um dos pioneiros do trabalho de assistência social na Província Marista do Rio Grande do Sul.​​