Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação integral

A educação marista é baseada em desenvolver não apenas em educar em nível escolar e acadêmico, mas também para formar cidadãos conscientes e humanos.

+​​​​​​​Educar bem para o bem. Assim é a e​​ducação marista traduzida na prática, ​uma proposta pedagógica que contempla todas as dimensões do ser humano​​. Somos movidos pelo propósito de co​ntribuir para o desenvolvimento integral dos educandos, atuando em sintonia com as famílias para o fortalecimento de vínculos​. 

​Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças, nos jovens e nos adultos o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.​

Tudo isso possibilita que o educando​ marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e sol​idário, exercer a cid​adania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.


 

​​​​​PROJETO EDUCATIVO​​ E DIRETRIZES DOS CENTROS SOCIAIS

    

“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos re​​ligiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”​

São Marceli​no Champagnat


 

Essas palavras do nosso fundador expressam a abordagem educativa marista, que é pautada pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pela afetividade e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. ​Nossas práticas pedagógicas são embasadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista e pelas Diretrizes para os Centros Sociais Maristas.

Nosso Projeto Educativo

Estruturado a partir de um processo reflexivo, dialógico e dinâmico, com o objetivo de subsidiar a comunidade educativa para o alinhamento de conceitos; desenvolver intencionalidades e demais aspectos presentes em nosso jeito de educar​; garantir princípios institucionais na ação pedagógico-pastoral; e promover uma educação de qualidade, intercultural e evangelizadora. ​

Nossas Diretrizes para os Centros Sociais

Constitui-se em um documento voltado​ para toda a comunidade educativa que possibilita ao Centro Social Marista conhecer, analisar e compreender a realidade na qual está inserido. O principal intuito é que sirva como base para orientar o trabalho realizado, possibilitando intervenções qualificadas e eficazes.