Navegar para Cima

Notícias

Cesmar recebe Medalha da 54ª Legislatura

30/08/2018
Institucional
Medalha é uma honraria destinada à entidades e pessoas que realizam serviços notáveis para a Sociedade Gaúcha​


Há 20 anos, o Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar tem uma forte atuação social no bairro Mario Quintana, atendendo diariamente cerca de 1.400 crianças e adolescentes, possibilitando novas perspectivas e caminhos para a vida. Sabendo disso, a Deputada Regina Becker Fortunati, em nome dos 53 Deputados Estaduais do Rio Grande do Sul, entregou a Medalha da 54ª Legislatura em homenagem às duas décadas de contribuição da instituição com a sociedade.

A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29/8, no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

A Deputada ressaltou os serviços desenvolvidos na Unidade Social Marista. “O trabalho que o cesmar desenvolve, usa de pedagogia que resgata os melhores valores humanitários por meio da educação integral e que dá sentido ao viver e ao trabalhar. Na área socioeducativa atua no serviço de fortalecimento de vínculos atendendo crianças jovens e famílias", disse.  A deputada destacou ainda que a casa legislativa do estado cumpre seu papel reconhecendo as boas práticas de Instituições. “Assim, o Legislativo do Rio Grande do Sul cumpre seu papel de incentivador de práticas sociais e de vivências que promovem o protagonismo, a geração de renda e a difusão do conhecimento", completa a Dep. Regina.​
Deputada Estadual Regina Becker Fortunati

Citando a frase do poeta gaúcho Mario Quintana, “Sonhar é acordar-se para dentro", a deputada entregou a Medalha da 54ª Legislatura ao vice-presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Fischer e ao Diretor do Cesmar, Irmão Odilmar Fachi.

IMG_1470.JPG

Após o recebimento da homenagem, o Diretor do Cesmar, Irmão Odilmar Fachi, agradeceu o poder Legislativo e falou sobre a importância do Cesmar enquanto transformador de vidas. “Nós acreditamos que é possível mudar o mundo. Promovendo a igualdade de oportunidades, a solidariedade, a garantia de direitos e o protagonismo social. Essa é a nossa história: ajudar a transformar a vida de milhares de pessoas por meio da inclusão social. No Cesmar escrevemos novas histórias todos os dias desde 1998. Desde as primeiras oficinas que eram feitas na garagem da residência dos irmãos", disse.

IMG_1497.JPG

O diretor salientou ainda que em um mundo cheio de novidades precisamos acreditar nos nossos jovens. “As exigências do mundo moderno são muitas e precisamos ter condições de enfrenta-las, seja através da tecnologia, da cultura, do esporte, da arte, o nosso foco está na promoção humana. Por isso os projetos oferecidos no Cesmar visam a inclusão social profissional e educacional de nossas crianças e jovens tendo presente o seu protagonismo. Para a realização destes projetos contamos com a participação de diversos atores da comunidade das três esferas do governo: municipal, estadual e federal. Acreditamos no potencial da região onde estamos inseridos", concluiu o Ir. Fachi.

IMG_1545.JPG

Estavam presentes no evento: Representando a Rede Marista o vice-presidente da, Irmão Deivis Fischer; o conselheiro, Irmão Lauro Hochscheidt; o Diretor do Centro Social Marista de Porto Alegre - Cesmar, Irmão Odilmar Fachi e o Vice-diretor do Cesmar Porto Alegre, Leomar Silvestro. Representando a sociedade civil, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Nordeste, Adiles Koloch; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Timbaúva, Alana Jardim; representando o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC, Cristiano Roratto; a conselheira do Centro Municipal de Assistência Social – CMAS, Maria Deloi; a vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Fernanda Leão Moreira Farias; a Representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, Maristela Maciel, a vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura, Lucilene Alves de Lima Brandão , a coordenadora da Associação Jardim Wenceslau Fontoura e o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

A Medalha da 54ª Legislatura

A Medalha da Legislatura é uma honraria concedida a todo cidadão ou instituição que se destaca na sua área de atuação na promoção do bem comum aos cidadãos gaúchos. Cada deputado tem direito a indicar, A cada legislatura ( o Ano Legislativo é de quatro anos), os deputados estaduais podem indicar pessoas ou instituições para receber a medalha, com autorização da presidência do parlamento.

AIMG_1575.jpg

Confira mais fotos na nossa página do Facebook​