Navegar para Cima

Notícias

Educando de 16 anos constrói tabuada elétrica

08/12/2014
Inovação
Sob a supervisão do educador Jean Rodrigues Matias que acompanha o educando na modalidade de Trabalho Educativo, a tabuada foi construída para Feira de Ciências da Escola Municipal Wenceslau.

​O educando do Polo Marista de Formação Tecnólogica, Giovane Arruda, 16 anos, construiu uma tabuada elétrica que acende um led mostrando o resultado correto. 

A tabuada foi construída em duas tardes, sob a supervisão do educador Jean Rodrigues Matias que acompanha o educando na modalidade de Trabalho Educativo, convênio com a Fasc através do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos. 
Aluno do 9º ano, Giovane aceitou o desafio de participar da Feira de Ciências da Escola Municipal Wenceslau, que ocorreu em 4/12, na categoria demonstração. 

Giovane conta que ao construir a tabuada se divertiu bastante e aprendeu noções de elétrica – “descobri que o lead precisa de uma pilha de 12volts. Se usar uma voltagem menor, não acende, uma voltagem maior faz com que queime”. O educando ainda aprendeu sobre o funcionamento completo de um circuito elétrico. 

A tabuada oferece questões das quatro operações básicas e demonstra o resultado correto já pré definido. É como a brincadeira de ligar os pontos, só que elétrica. O positivo vai ligado nas operações e o negativo no resultado correspondente fechando o circuito elétrico. 

Todos os materiais utilizados para a construção da tabuada elétrica, como fios, parafusos com porcas, bateria, lead e a base plástica são sucata eletrônica que chegam ao Polo Marista através do Projeto Recondicionar. ​​