Navegar para Cima

Notícias

Novas turmas do Polo são recebidas com Aula Inaugural

Educandos iniciam nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Hospitalar e Operador de computador.
21/02/2019
Educação
Educandos iniciam nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Hospitalar e Operador de computador.

Nesta quarta-feira, 20/2, 63 jovens participaram da aula inaugural dos cursos de Assistente Administrativo Hospitalar, Assistente Administrativo e Operador de Computador do Polo Marista de Formação Tecnológica. Este é o primeiro contato dos educandos com os valores maristas​ e as normas de convivência do Polo. A aula inaugural marca também o encontro inicial entre a empresa parceira, o educando e o Polo, onde nossos jovens assinam o contato de emprego na presença de seus responsáveis. 

Pela manhã 44 educandos participaram desta aula inaugural, e no turno da tarde, mais 19 educandos. Todos os jovens são cotizados pelas empresas: PUCRS, Hospital São Lucas da PUCRS e os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista - RS e DF.

O vice-diretor do Centro Social Marista de Porto Alegre - Cesmar, Leomar Silvestro, conversou com os educandos e recordou a importância desta oportunidade que estão recebendo e das responsabilidades deste compromisso que estão assumindo.

Após a fala da direção do Cesmar, as responsáveis pelo programa Jovem Aprendiz nas empresas deram as boas-vindas aos educandos e em seguida foi realizada a assinatura dos contratos.

O educando Denner, Machado, de 19 anos, destaca que esta será uma nova etapa em sua vida. "Eu encaro como uma oportunidade muito boa de crescimento pessoal e profissional, onde pela primeira vez vou poder assinar a minha carteira de trabalho e ter um salário para contribuir nas despesas da minha família", analisa o jovem.

Para Cassiane Rodrigues Martins, mãe da educanda Quetulin Martins, o programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade de crescimento para a filha. Espero que ela adquira bastante conhecimento e que assim possa ter um bom emprego nesse início da vida profissional", comenta Cassiane.

A educanda Quetulin Martins, de 19 anos, encara a oportunidade como um momento especial para ingressar no mercado de trabalho. "É o começo da minha vida profissional e acredito que depois do término do curso aqui no Polo outras oportunidades boas vão aparecer", completa a educanda confiante de um futuro melhor.

De acordo com a analista de desenvolvimento humano do Hospital São Lucas da PUCRS, Christiane Regina Fonini, os educandos que chegam no hospital, após 6 meses de curso teórico realizado no Polo, são muito bem preparados para o ambiente hospitalar que foram designados. "Percebemos o quanto os jovens estão focados em aprender, em ter empatia e em realizar o trabalho com grande empenho. É muito bom para nós quando recebemos os jovens na fase prática e eles trazem esses conceitos tão necessários nos processos humanizados de hoje, como a empatia, o cuidado e a comunicação. Isso facilita o entendimento de que somos um hospital marista e aumenta a possibilidade de efetivação desses jovens nas suas funções ao final do processo", avalia Christiane.​

Sobre o programa

​​O programa Jovem Aprendiz visa preparar jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, contendo basicamente, os objetivos do curso de aprendizagem, bem como os conteúdos a serem ministrados e a carga horária prevista (art.1º, 3§,III e IV da IN nº 26 de dezembro de 2001).