Navegar para Cima

Notícias

Segundo Encontro Intergeracional de 2019

Entre educandos e responsáveis estiveram presentes 48 famílias, totalizando 101 participantes.
24/08/2019
Social
Entre educandos e responsáveis estiveram presentes 48 famílias, totalizando 101 participantes.

Hoje tivemos o Encontro Intergeralcional com as turmas dos cursos Operador de Computador, Eletrônica, Suporte de T.I e Assistente Administrativo Hospitalar. Entre educandos e responsáveis estiveram presentes 48 famílias, totalizando 101 participantes.

O encontro trouxe como atividade principal o Cine Debate, onde as famílias participantes foram convidadas a assistirem ao filme Mãos Talentosas - A História de Ben Carson para depois conversarem sobre os sentimentos e emoções proporcionadas pela história apresentada, tendo como centro da discussão a Manternagem ou Função Materna, como importante nutriente para a vida. O intuito desta atividade é proporcionar o encontro entre gerações e oportunizar que educandos e seus familiares possam pensar a configuração, estrutura e funcionamento de suas famílias, refletir sobre a dinâmica que se estabelece entre os seus membros e possíveis desfechos dessas relações.

A Maternagem ou Função Materna, é considerada como função necessária para a estruturação e desenvolvimento do psiquismo. Em outras palavras, é o encontro profundo e vital entre as pessoas, com predominância de um clima de ternura ativa, propiciatória, atenta, constante e reparadora. Esta função não precisa ser necessariamente exercida pela mãe real, podendo também ser exercida por outras pessoas, por exemplo, pelo pai, pela avó, tios ou qualquer outra pessoa. Maternar é assumir um verdadeiro compromisso de amor, empatia e respeito. É compreender e suprir as necessidades essenciais do outro.

Após, foi disponibilizado “postits” aos participantes, que foram convidados a escrever as lições de vida que aprenderam com seus familiares e espontaneamente puderam expor a gratidão e o amor compartilhados diariamente dentro de casa. As escritas foram coladas em cartazes em formato de coração e disponibilizadas nos murais do Polo Marista.

Deixamos aqui um agradecimento a todos participantes, em especial ao nosso Psicólogo Tiago e a nossa Assistente Social Liege por conduzirem este dia tão especial