Navegar para Cima

Notícias

Peça teatral Relação aborda a dependência da droga

30/08/2018
Nosso jeito de educar
Essa ação fez parte da aula inaugural que ocorre todo início de semestre letivo no colégio

​Uma forma diferente de abordar o tema “drogas e seus malefícios" foi proposto aos estudantes do Colégio Marista São Marcelino Champagnat. Com a peça teatral Relação, espetáculo do grupo Três G, da associação Espaço da Arte de Farroupilha, nossos estudantes tiveram a oportunidade de compreender as formas da dependência de drogas e o que pode acontecer aos seus usuários, dependentes e familiares.

Essa ação fez parte da aula inaugural que ocorre todo início de semestre letivo no colégio, um momento de acolhimento dos estudantes que são convidados a pensarem sobre a importância do seu projeto de vida. A atividade também contou com a parceria do Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq), que lançou o projeto “Cuidar de quem Cuida".

DSC_0024.JPG

O diferencial dessa obra teatral é que, durante toda ela, o público é instigado a relacionar as ações e acontecimentos com histórias de conquista, paixão e dependência entre os personagens. A palavra droga não é mencionada em cena.

A história humaniza todas as drogas num personagem: Daniel. Ele usa de sua capacidade de sedução para "conquistar novos corações, almas e mentes". Mostramos quatro jovens sendo atingidos por esta sedução e, a partir disso, todo o processo de transformação negativa, dor, medo e desconexão com suas famílias e amigos. O público normalmente não percebe o real tema da peça até quase o fim da apresentação, instante em que Daniel literalmente destrói seus usuários. ​