Navegar para Cima

Notícias

#FalaAíMárcio

17/04/2019
Reconhecimento
O #FalaAíVettorello desta semana conta a história do educador Marcio Basso.

​​​​​​A fim de dar visibilidade para as pessoas que contribuem, diariamente, na missão marista, lançamos o #FalaAíVettorello, que será publicado nas redes sociais e site do Colégio.  O projeto tem como objetivo contar a história dos  ed​ucadores e aproximar eles da comunidade escolar, mostrando o seu lado fora da sala de aula. 

O Personagem desta semana é o educador Márcio Basso.

#FalaAíMarcio

Marcio.jpg

Nome completo: Márcio Basso

Professor/colaborador de: Geografia

Quanto tempo no Marista Vettorello (ou na Rede Marista): 9 anos e meio

Como começou na educação? Comecei no interior do RS, na minha cidade natal, em Cruz Alta. Lá fiz minha primeira graduação, no ano de 2007, em História e já no segundo semestre comecei a trabalhar em escolas do município. No 4º semestre iniciei em sala de aula como professor de História na cidade. Quando cheguei em Porto Alegre, fui em busca do meu principal objetivo, me graduar em Geografia. Antes de conseguir ingressar no curso, comecei a trabalhar no Colégio Marista Vettorello e aqui tive a oportunidade de dar aulas nessa disciplina que tanto sonhei.

Qual a sua formação? Sou formado em Licenciatura Plena em História pela UNICRUZ e em Licenciatura Plena em Geografia pela UFRGS.

Quem te inspirou para ser educador? Eu tenho duas pessoas especiais que me inspiraram. Minha professora do Jardim, Irmã Claudia, pois, era uma pessoa empenhada, amorosa e afetiva, sempre pensando no bem estar e desenvolvimento dos estudantes. Deste modo, sempre quis ser um profissional igual a ela. A outra pessoa, eu conheci quando comecei no Vettorello e procuro desde então seguir os seus passos, pela sua competência, carisma e comprometimento com os estudantes. Trata-se da professora Ana Maria Barbosa, carrego ela como um grande exemplo.

Um dia inesquecível em sala de aula foi quando...? Quando fomos com os educandos no Centro Histórico e visitamos museus, praças em uma aula guiada. Foi um dia muito produtivo, uma aula onde todos interagiram, participaram e ficaram atentos as explicações. Após essa saída de estudos tivemos muitos momentos no Colégio que nos proporcionaram a essa experiência, inclusive para mostramos aos outros estudantes, através da Amostra Cultural.

Partilhe uma dica cultural: Aconselho visitarem o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu José J. Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos e ver o pôr-do-sol no gasômetro.

Quando você era criança, qual era o seu sonho?  Viajar para muitas cidades, pois sempre gostei muito de ler e ir na biblioteca alugar livros, principalmente, os de história, onde ficava admirado os lugares e as paisagens. Após fazer a leitura ficava pensando será que um dia eu irei neste local? Assim, ficava imaginando como seria. Naquele tempo não tinha internet disponível, e era dessa forma que eu conseguia ir atrás das informações, sempre procurando saber mais sobre os variados locais.  Hoje, estou realizando eles na medida do possível. O que posso dizer é: viajar para os lugares que sempre imaginei é maravilhoso, pois consigo vivenciar e experienciar.

 O que gosta de fazer no tempo livre? Ler e visitar meus amigos.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Vettorello: 

​Os melhores momentos da nossa vida são com os amigos e na escola.