A Sequência didática estabelece uma conexão entre os processos. Assim, ela compreende o planejamento, desenvolvimento e a avaliação de um conjunto de atividades ligadas entre si, garantindo a organicidade do processo de ensino-aprendizagem e gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas, em múltiplas linguagens e gêneros. Deste modo, com o objetivo de trabalhar a Geometria Plana e Espacial, nas aulas de Matemática, nossos estudantes dos 3° ano EM foram desafiados a construírem maquetes. A atividade teve como finalidade misturar os conteúdos adquiridos em sala de aula com o sonho de construir a sua própria moradia.
Estudantes criam objetos no interior da casa a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante as aulas, nossos estudantes aprenderam a calcular as medidas e as figuras geométricas. A partir destes dois métodos, eles viram que por meio da Arquitetura e da natureza era possível confeccionarem suas maquetes. Desta forma, a Sequência didática permite levar em conta, ao mesmo tempo e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas.