Navegar para Cima

Notícias

Como usar a matemática na sua rotina?

28/06/2019
Nosso jeito de educar
Atividade proporciona que os estudantes enxerguem a realidade a apartir de exercícios.

A matemática é uma ciência que se desenvolveu com base na observação, assim como pelo estudo da natureza e de seus fenômenos. Dessa forma, o conhecimento matemático possibilitou a investigação​, representação e comprovação dessas manifestações a partir de uma linguagem particular, composta por elementos lógicos e intuitivos, bem como relativos à generalidade e particularidade. Assim, o reconhecimento de realidade a ser estudada, o ato formulativo de hipóteses, bem como a consequente argumentação e avaliação da situação investigada evidência a Matemática como uma ciência dinâmica e em constante evolução. Desta forma, com o objetivo de unir a teoria com a prática, os estudantes do 6° ano EF realizaram na noite de hoje uma atividade de "Batalha Naval". O exercício tinha como finalidade proporcionar momentos de descontração e aprendizado a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Foram estudados temas como localização, lateralidade, estratégias de jogo e solução de problemas do dia a dia. 

DSC_0634.JPGProfessora apita quando os estudantes pisam no local errado do jogo. 

Para a professora de matemática, Lisiane Bittencourt , a atividade deu a oportunidade deles porem em prática, através de jogos, soluções para os problemas matemáticos. Deste forma, os estudantes conseguiram enxergar formas de reduzir o impacto de problemas, realizando ações com base nas habilidades trabalhadas durante o semestre, para superar os obstáculos da Batalha Naval. ​

DSC_0630.JPGColegas se ajudam durante a atividade.

Com base nas Matrízes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, a Matemática é um componente curricular que objetiva os estudantes a apropriarem o uso da linguagem, bem como construir seus conceitos, relacionando-a com as demais áreas do conhecimento, compreendendo sua importância. A partir disso, os conhecimentos matemáticos discutidos, por sua vez, promovem o desenvolvimento de situações onde se torna essencial a descrição, a representação, a medida e o dimensionamento variado de objetos e espaços presentes no cotidiano do ser humano.