Navegar para Cima

Notícias

Consciência Negra e sua importância

Reflexões sobre o tema são debatidos através de palestras
19/11/2019
Nosso jeito de educar
Reflexões sobre o tema são debatidos através de palestras

​​A Semana da Consciência Negra é um tema de grande relevância em nossa escola, pois a partir dela podemos reafirmar nossa caminhada dentro de um papel social. A partir disso, estes momentos relembram a importância de refletir sobre o papel ​do negro na sociedade. Deste modo, a semana foi pensada e recheada de atividades para os nossos estudantes.​

​A abertura foi marcada com uma missa para os estudantes concluintes dos Anos Finais e Médio. A atividade serviu para os mesmos refletirem sobre as diferentes fases da vida e a constante mudança em que vivemos, além de valorizarem cada instante vivenciado dentro da sala de aula. Assim, a segunda noite contou com a presença do palestrante e professor de História Adriano Viaro que realizou um bate-papo com os educandos para falar sobre a origem da consciência negra e a história no Brasil. A palestra debateu temas como escravidão e as classes sociais.

DSC_0029.JPG

Padre realiza missa de celebração para os formandos

Viaro fez uma reflexão sobre o tema com os estudantes, além de mostrar as diferentes formas de escravidão que existiam no Séc.​ XIX: escravos de eito, escravos domésticos, escravos de aluguel e escravos urbanos. O palestrante também comentou sobre a abolição da escravatura e a divisão de terras no nosso país, dando ênfase para a importância da consciência negra na sociedade.

DSC_1220.JPG

​Com o Intuito de trazer a cultura dos afros para o Brasil e mostrar as diferentes religiosidades que temos no nosso país, nossos educandos receberam uma palestra com o tema de Matríze​s Africanas. O bate-papo surgiu através de dúvidas dos estudantes e explicações sobre contextos históricos, tendo como objetivo valorizar os pontos positivos das crenças. Deste modo, a Semana da Consciência Negra proporcionou este momento de apresentar o lado cultural e esclarecer assuntos poucos debatidos dentro da sociedade. Já no intervalo, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizaram uma roda de​ samba para valorizar o lado musical nesta data tão importante.

O encerramento ocorreu na quinta-feira, 21/11, onde a comunidade escolar foi afetada com uma apresentação dos Poetas Vivos e o tradicional Slam Vettorello. A dupla, Natalia e Danova, realizaram duas apresentações na escola: a primeira foi voltada para os funcionários que levou o assunto do preconceito e da realidade social para os educadores refletirem. Já a segunda, teve o foco na atualidade e trouxe temas que muitas vezes não são debatidos no dia a dia, mas são de extrema relevância para os educandos. A comunicação foi realizada no intervalo das exibições de Slams, onde os jovens trabalhavam temas sobre a Consciência Negra. A atividade lotou o auditório e foi muito gratificante para todos​.