Navegar para Cima

Notícias

Células e suas funções

03/07/2019
Nosso jeito de educar
Atividade de Biologia garante aprendizagem e fortalece o trabalho em equipe.

No ensino de Biologia a aprendizagem dos significados sobre os seres vivos e suas relações com o ambiente, bem como as intervenções humanas sobre o ambiente,​ são a forma de internalização do mundo na consciência dos estudantes. Assim, eles aprendem por meio da internacionalização das linguagens produzidas pela Biologia, tais como:  definições, modelos, leis, fluxogramas, cladogramas, entre outros. Desta forma, os estudantes do 1° ano EM realizaram estudos sobre as células. O objetivo da atividade foi de identificar todas partes das células, apontar suas funções e diferenciar as eucarióticas animal do vegetal, além de fortalecer o trabalho em equipe.

​ A atividade foi desenvolvida na sala de aula, onde cada grupo recebeu a imagem de uma célula com a indicação de suas partes a serem apontadas e uma cartolina. A partir disso, eles precisavam realizar a identificação do objeto a ser estudado. Após a tarefa, os colegas trocaram os trabalhos e avaliaram os acertos dos grupos. Desta maneira, os estudantes puderam aprender e revisar os conteúdos.

Conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista, o uso das tecnologias e da linguagem  favorece as trocas entre diferentes conhecimentos. Deste modo, a Sequência didática estabelece conexão entre os processos, compreendendo o planejamento, desenvolvimento e a avaliação de um conjunto de atividades ligadas entre si, garantindo a organicidade do processo de ensino-aprendizagem. ​