Navegar para Cima

Notícias

Carta às familias: Recesso Escolar

19/05/2020
Comunidade
Período será antecipado para início de junho.

​Estimadas famílias e estudantes maristas,

Estamos trabalhando com muita dedicação para seguir oferecendo a educação em que acreditamos neste período de isolamento social. Essa educação mescla conhecimento acadêmico com valores alicerçados na formação humano-cristã. É um desafio que temos partilhado dia a dia com nossos educadores e com as famílias Maristas. Se por um lado a pandemia de Covid-19 nos faz acelerar a inovação que sempre perseguimos, por outro nos dá uma excepcional oportunidade de, como nunca, vivenciar os nossos valores. A audácia, o espírito de família, a presença, a simplicidade, a solidariedade, a espiritualidade e o amor ao trabalho claramente nos guiam nessa caminhada - cujo caminho se constrói caminhando. 

Nesse contexto, reconhecemos constantemente a dedicação do nosso corpo docente, que acompanha de perto todos os nossos estudantes, e das famílias, que vivenciam esse novo cotidiano junto a seus filhos. Em um cenário que muda com rapidez e constantemente, precisamos caminhar cada vez mais juntos. Nos alegramos muito ao perceber a forma acolhedora que os educadores vêm sendo recebidos, virtualmente, por alunos e familiares. Os relatos de como as atividades domiciliares estão sendo realizadas diariamente nos motiva a seguir em frente.
Aproveitamos o momento para agradecer os inúmeros retornos pautados no reconhecimento da atuação do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus através do compromisso diário de centenas de educadores. Igualmente, somos gratos pelos acenos transparentes e pelos diálogos francos estabelecidos com nossos profissionais. Esse coletivo de interações tem nos feito melhores, deixando ainda mais vivo o Sonho de Champagnat.  

Momento de descanso

Compreendendo o quanto estamos vivendo semanas atípicas, nos mantemos em constante diálogo com famílias, estudantes e educadores. Esse movimento nos permite avaliar que, para a maioria de nós, a adaptação às novas práticas, a intensidade das mudanças e a volatilidade do cenário nos exigiu bastante esforço. É hora de um descanso breve, mas fundamental. Por isso, após intensas escutas e buscando expressar o desejo da maior parte da nossa comunidade escolar, informamos que anteciparemos o recesso escolar, que inicialmente seria em julho, para que ocorra  na primeira semana de junho. Dessa forma, o recesso se dará a partir de 1º de junho, com retomada das atividades no dia 8 de junho. 

É importante destacarmos que essa parada foi pensada de forma a garantir que não haja qualquer prejuízo no processo de ensino e aprendizagem. Ao contrário, entendemos que essa antecipação, no atual cenário, é para apoiar professores, educadores, estudantes e familiares a seguir firmes no processo educacional. É também com esse cuidado que estamos comunicando a decisão de imediato. 

Além dos momentos de descanso, a antecipação do recesso para o período de isolamento social possibilita que esses cinco dias sejam utilizados para atividades presenciais futuramente, quando nossa Escola puder abrir suas portas novamente. Também é relevante informar que, independentemente de qualquer decreto governamental que porventura seja publicado nesse meio tempo e permita o retorno gradual das aulas, manteremos essa decisão, pois entendemos que é o mais assertivo para esse momento. 

Agradecemos a compreensão e o apoio das famílias ao longo de todo esse período. Seguimos juntos, à disposição e em constante diálogo com vocês! Que Maria, nossa Boa Mãe e a quem celebramos de forma especial neste mês de maio, siga nos iluminando.


Fraternalmente,
Direção​ do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus