Navegar para Cima

Notícias

Seminário aborda desenvolvimento linguistico

01/07/2019
Formação
Evento recebeu professores da rede municipal, estadual e particular de ensino

O sábado, 29/6, foi de formação e troca de conhecimento para mais de 100 profissionais da rede municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria. O VI Seminário de Aprendizado e Ensino da Leitura e da Escrita abordou o desenvolvimento da consciência linguística dos Anos Iniciais. Ao todo, 16 instituições foram representadas no evento.

O diretor da Escola, Ir. José Bittencourt, deu boas-vindas ao público com um momento de espiritualidade, seguido com a palestra da vice-diretora e organizadora do evento, Maria Rita Bertollo, que falou sobre o contexto do aprendizado e ensino da leitura na Escola. 

Ainda no turno da manhã, Profª Drª da Unisinos, Aline Lorandi, compartilhou assuntos relacionados a linguagem, cérebro e seus fundamentos. Na parte da tarde, foi a vez da fonoaudióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Paula Rigati Scherer, abordar com os docentes sobre a consciência fonológica e sintática na alfabetização.​

IMG_3094.JPG

O evento foi encerrado com a palestra da Profª Drª Vera Pereira, da PUCRS, que trouxe questões da consciência textual e compreensão leitora nos Anos Iniciais. Durante o seminário, estudantes da Escola participaram de alguns momentos. Gustavo Dorneles, do 2º Ano do EF, ressaltou a importância dos professores para a vida de cada um, enquanto Pedro Xavier, do 1º Ano do EF, declamou uma poesia. 

Para Maria Rita Bertollo, o evento colaborou para diversos aspectos. "O seminário trouxe os elementos necessários, muito atuais, para uma prática pedagógica qualificada e apresentou sugestões de abordagens para que estudantes com dificuldades possam avançar nos seus registros e no modo de compreensão de como acontece a escrita", avaliou a vice-diretora e coordenadora do evento.​

"Além de reunir colegas de diversas escolas de nossa cidade e possibilitar reflexões pertinentes e necessárias a prática do professor, o seminário serviu para dialogar com palestrantes renomados sobre como acontece a aprendizagem no cérebro da criança, bem como a grande e decisiva importância do estimulo e incentivo ofertados pela família e pelo professor. O Marista Santa Marta ficou extremamente honrado com a participação e partilha de todos e já está idealizando o próximo encontro", ressaltou a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais​, Luciane Trindade.