Navegar para Cima

Nossas Notícias

Cuidado com a vida e felicidade é o tema do 13º Congresso Marista de Educadores Sociais

10/09/2021
Aprendizagem Profissional
O evento, que ocorre de forma online, é aberto ao público e traz reflexões sobre os impactos da pandemia na vida

​​​​​No dia 23/9, ocorre a 13ª edição do Congresso Marista de Educadores Sociais, de forma online, pela plataforma Zoom, das 9h às 12h e das 14 às 17h. O tema central do evento será Cuidado com a vida e felicidade. O grande destaque da programação é a conferência magna com a m​onja Coen. O evento é realizado em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS.​

cta-congresso-educadores.png

Educadores sociais das Unidades Sociais da Rede Marista têm a inscrição gratuita, colaboradores dos empreendimentos maristas, R$20, e público externo, R$ 30. A atividade é realizada em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS.

​Além da palestra com a Monja Coen, Congresso também apresenta o painel Os impactos da pandemia nos cuidados com a vida, rodas de conversa e momentos culturais. Veja a programação completa:


​9h
Abertura​
9h30​
​Painel - Parte 1
Os impactos da pandemia nos cuidados com a vida
Convidados: professora PhD Aline Fay (Escola de Humanidades/PUCRS) e Gustavo Balbinot (Rede Marista)​
​10h15
Roda de ​conversa, com mediação de Francisco Arseli
​10h40
Painel - Parte 2
Os impactos da pandemia nos cuidados com a vida
Convidadas: psicóloga Carla Villwock (Núcleo de Apoio Psicossocial da Prograd/PUCRS) e professora doutora Rita Pretarca (Centro de Apoio Discente/PUCRS)
​11h30
Roda de conversa, com mediação de Francisco Arseli​
​12h
Intervalo​
14h​
Momento cultural​
​15h
​Conferência magna Cuidados com a vida e felicidade, com Monja Coen
​16h
Roda de conversa, com mediação de Francisco Arseli​
​17h
​Encerramento


Diferencial 2021: ensinamentos com a Monja Coen

A monja Coen é missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão. Atua como monja e mestra dos ensinam​entos de Buda, além de escrever e dar palestras em todo o Brasil e em países como Japão, Portugal e Suíça. Nas mídias sociais, ela exerce o papel de influenciadora e torna os ensinamentos acessíveis. Seus vídeos somam mais de 100 milhões de visualizações. Antes de se tornar monja, teve uma carreira como jornalista. No Congresso, vai falar sobre o tema principal do evento: Cuidado com a vida e felicidade.

cta-congresso-educadores.png

Trajetória do Congresso

A história do Congresso começou em 2003. O espaço formativo nasceu com o intuito de qualificar o trabalho desenvolvido pelos educadores sociais que atuam em nossas unidades. Nos últimos 12 congressos foram propiciados momentos de reflexões sobre diversos temas, sempre com o olhar atento para problemáticas sociais, objetivando a promoção e a defesa da vida.

Neste ano, a 13ª edição do Congresso Marista de Educadores busca oportunizar um espaço de formação não apenas para os educadores maristas como também para o público em geral, inovando com o formato online e refletindo sobre os impactos da pandemia nos cuidados com a vida. Esse evento está alinhado com o compromisso institucional marista de oferecer qualificação continuada aos colaboradores proporcionando, assim, aperfeiçoamento de atendimentos e processos de trabalho, bem como contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.