Navegar para Cima

Nossas Notícias

CAMINHO DE SOLIDARIEDADE 2: COOPERATIVAS TRANSFORMAM CAMISETAS MARISTAS ANTIGAS EM MÁSCARAS

22/07/2020
Solidariedade
Vamos desbravar agora um caminho percorrido por Colégios e Unidades Sociais, transformando camisetas antigas em máscaras, pelas mãos de cooperativas, e que foram doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

​​​​Trilhamos o primeiro caminho de solidariedade entre obras de arte e vale-gás. Agora, neste segundo caminho, queremos mostrar a vocês outra iniciativa da Rede Marista em tempos de pandemia. Vamos desbravar a trajetória de camisetas maristas antigas que foram transformadas, pelas mãos de profissionais que atuam em cooperativas, em máscaras. Para completar esse ciclo de solidariedade e sustentabilidade, todas as produções foram doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Educadores, estudantes e educandos são praticamente colecionadores de camisetas maristas. Quando tem evento especial, como Maristão e Jogos Sociais, elas viram uniforme! Camisetas nos ajudam a identificar equipes, diferenciar unidades e dão ainda mais força à nossa marca. Com o tempo, vão ficando em desuso, assim como todas as peças de roupa! Foi aí que tivemos a ideia de arrecadar aquelas que estavam paradas em muitos armários por aí e transformá-las em algo útil.

No início da ação, que ocorreu no retorno às aulas de 2020, em fevereiro, o objetivo da arrecadação era transformar tudo em cobertores e cobertas para o frio, que também seriam doadas a quem mais precisa. Com a pandemia, mudamos o foco e readaptamos a ideia.

Nossas unidades que estão localizadas no Loteamento Santa Teresinha e na Ilha Grande dos Marinheiros (foto) já receberam uma parte dessas máscar​as. Outro montante será enviado para o Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul.​ A pauta ganhou espaço até no Jornal do Almoço na última semana. Assista à matéria completa aqui!​

Cooperativas para fazer girar a econo​​mia 

Foram arrecadados centenas de uniformes antigos, o que permitiu a confecção de mais de 2,3 mil máscaras. Para a confecção das máscaras, escolhemos algumas cooperativas que foram remuneradas para esse trabalho. A intenção foi a de incentivar e fomentar a economia solidária, contribuindo com esses pequenos negócios que enfrentam a crise econômica.

Entre as cooperativas envolvidas, estão a Mãos de Fada, um coletivo de mulheres que trabalha com artesanato no Centro, em Porto Alegre, e a Mãos Amigas, localizada no bairro Rubem Berta. Ambas são ligadas à Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). 

Além dessas, estudantes e mães voluntárias da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Marista Medianeira, de Erechim (RS), també​m confeccionaram máscaras. Na cidade de Rio Grande (RS), costureiras voluntárias e diocese participaram da ação junto ao Colégio Marista São Francisco.

A iniciativa faz parte do projeto Ação Comunidades, que vem atuando na tentativa de diminuir o impacto da crise econômica em famílias em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais sobre a campanha aqui.

No mesmo caminho da solidariedade, está a nossa universidade. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ​vários grupos estão envolvidos na produção de máscaras de acrílico. Cerca de mil unidades são distribuídas por semana, a maioria delas como doação. E adivinha? Nossas Unidades Sociais também receberam! A PUCRS doou para os educadores que atuam no Social Marista e que estão à frente dos plantões de atendimento neste período. Leia mais sobre a ação aqui​.