Navegar para Cima

Nossas Notícias

Congresso Marista de Educadores Sociais de 2020 já tem data

13/02/2020
Formação
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no Salão de Atos da PUCRS

​Em 2020, o Congresso Marista de Educadores Sociais chega em sua 13ª edição. É o evento mais importante de formação dos profissionais que atuam nas 16 Unidades Sociais da Rede Marista: educadores sociais, professores e colaboradores que levam adiante, todos os dias, o legado deixado por São Marcelino Champagnat.

A organização do evento deste ano já começou. Ele ocorrerá no dia 29/10, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PURS). A novidade deste ano é que o Congresso será realizado no Salão de Atos da universidade (Prédio 50).

Enquanto isso, vamos relembrar como foi a edição ​passada?


​A 12ª edição do Congresso Marista de Educadores Sociais reuniu cerca de 480 pessoas no teatro do Prédio 40 da PUCRS, no dia 22/8. O evento, promovido pelas Unidades Sociais da Rede Marista em parceria com a Escola da Humanidades da Universidade, teve o tema Vozes da diferença na construção das políticas públicas, seguindo a proposta de apresentar ecos importantes para o trabalho desenvolvido na área social.

A programação contou com debates que abrangeram temas como espiritualidade, diversidade, igualdade racial e de gênero, participação e protagonismo juvenil. Estiveram presentes nomes como Lau Patron, palestrante, escritora e responsável pela campanha Avante, Leãozinho, criada para reabilitar o filho, vítima de AVC; Winnie Bueno, Iyalorixá, ativista e pesquisadora do pensamento feminista negro; e Berenice Couto, pesquisadora e professora de Serviço Social da PUCRS.

IMG_0466.JPG

Para fechar o encontro, os educadores receberam uma carta do gerente social da Rede Marista, Ir. Luciano Barrachini, que estava em Roma para uma formação do Instituto Marista, desejando que as vozes do Congresso seguissem ecoando nos espaços de missão. Em seguida, cada unidade levou um estandarte – produzido previamente por educandos e educadores – que representava a importância de cruzar barreiras como preconceito, intolerância e fanatismo, simbolizando a troca de experiências realizadas ao longo do dia.