Navegar para Cima

Nossas Notícias

Construindo um futuro sustentável para todos

25/03/2020
Sustentabilidade
Verões cada vez mais quentes. Tempestades avassaladoras ao redor do globo.

​​Verões cada vez mais quentes. Tempestades avassaladoras ao redor do globo. Degelo das calotas polares. Oceanos subindo a níveis alarmantes. Seca nas lavouras. Queimadas incontroláveis da Califórnia à Austrália. Essas são algumas consequências reais das mudanças climáticas, que ameaçam a vida no mundo como a conhecemos.

Para frear o ritmo de destruição, precisamos agir rápido. A sustentabilidade é um tema que deve pautar as conversas dos governos, das empresas e de toda a sociedade civil organizada. As próximas gerações dependem desse movimento.

Mas não sejamos catastróficos. As Unidades Sociais da Rede Marista acreditam em um futuro sustentável. É por isso que desenvolvemos ações de educação ambiental em nossos Colégios Sociais e Centros Sociais. A seguir, veja como um projeto simples pode transformar uma comunidade inteira – e ainda colaborar para salvar o planeta.​

Papa Francisco se preocupa com a sustenta​​​​bilidade

No dia 18 de junho de 2015, o Papa Francisco divulgou a encíclica Laudato Si’. O texto alerta sobre a urgência de se preservar nosso lar comum, que é a Terra.

Em mais de 180 páginas, o pontífice critica o consumismo exacerbado e o desenvolvimento irresponsável. Ele fala, por exemplo, dos avanços tecnológicos, que muitas vezes servem apenas para elevar a produtividade e os ganhos de uma corporação. Não que o lucro seja ruim, mas buscá-lo a todo custo prejudica nossa própria espécie.

Francisco ilustra esse pensamento citando a queima de combustíveis fósseis. Os insumos são utilizados para transportar pessoas a longas distâncias, aquecer residências nos países mais frios e cozinhar a comida. Ou seja, tornaram-se sinônimo de progresso civilizatório. Porém, o resultado dessa matriz energética é a alta quantidade de poluentes no ar. O que antes parecia uma solução para o bem-estar da humanidade agora está adoecendo as pessoas – e a natureza.

É necessário repensar nossas estratégias de sobrevivência. Isso inclui reduzir o lixo, reaproveitar os materiais e estimular o uso de fontes de energia renováveis.

Trata-se de um compromisso de todas as organizações. Sustentabilidade significa progredir e lucrar, desde que resguardando os recursos finitos do meio ambiente. Afinal, quando não houver mais planeta em condições habitáveis, tampouco haverá empresas para gerar renda a seus acionistas.​

Enquanto os grandes oligopólios e os governos poderosos discutem medidas cabíveis, a população realiza seu trabalho de formiguinha. Nada mais justo. Se todos nós habitamos a mesma casa, todos devem contribuir para deixá-la em ordem.

Exemplo de ação sustentável no Social Marista

Em consonância com os preceitos da encíclica Laudato Si’, a Rede Marista mantém iniciativas de sustentabilidade ambiental em todas as suas unidades. Uma delas é o Jaime Solar, conduzida no Colégio Marista Ir. Jaime Biazus, em Porto Alegre - RS. O projeto, que envolve nutricionista e professores de História e Física, tem por objetivo estudar energias alternativas para melhorar o preparo de alimentos a um baixo custo.

Após algumas pesquisas, os estudantes do Ensino Médio criaram um forno solar, que não utiliza gás, eletricidade nem lenha no cozimento. Isso ajuda a economizar nas contas do fim do mês, além de poupar os recursos naturais.

A confecção dos equipamentos demanda materiais baratos: madeira de compensado náutico, lã de vidro e papel-alumínio, entre outros. Assim, o custo da produção sai por R$ 350 a unidade. Bem mais barato que um eletrodoméstico comprado na loja.

Em dias ensolarados, a temperatura interna do forno pode chegar a 150°C. É o suficiente para preparar refeições completas e alimentar uma família inteira.

O protótipo deu tão certo que os estudantes fabricaram mais de 20 exemplares. Esses foram distribuídos em uma comunidade do bairro Mario Quintana, área em situação de vulnerabilidade social da capital gaúcha e onde o Cesmar, nossa maior unidade, está inserido. Também foram entregues livros de receitas, com pratos nutritivos especialmente pensados para essa solução alternativa.

O exemplo do Jaime Solar mostra como é possível trabalhar com uma tecnologia limpa, que não prejudica a qualidade do ar e que causa baixo impacto no orçamento. Com criatividade, informação e força de vontade, todos podem fazer sua parte na busca por uma economia mais sustentável. O planeta Terra agradece!


Conhece outros exemplos de ações ambientais que mereçam destaque? Entre em contato conosco! Mande um e-mail para [email protected] e deixe seu comentário. Sua participação é muito importante para fortalecermos uma corrente solidária capaz de transformar a sociedade de uma maneira positiva.