Navegar para Cima

Nossas Notícias

Covid-19: como se prevenir do novo coronavírus

25/03/2020
Comunidade
A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudou a rotina de pessoas no mundo inteiro.

​​​​​​A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudou a rotina de pessoas no mundo inteiro. As aulas e as atividades nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estão suspensas em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida é para favorecer o isolamento social, melhor forma de prevenir o contágio.

Apesar da extensa cobertura da mídia sobre o avanço da pandemia, ainda há dúvidas em relação ao tema. Por isso, também faremos nossa parte. Criamos um Grupo de Trabalho – formado por gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS – que trata especificamente sobre o tema. No Social Marista, algumas unidades estão entregando cestas básicas e materiais de higiene para as famílias dos nossos educandos, seguindo todas as recomendações da OMS. Caso você tenha interesse em doar, basta enviar um e-mail para [email protected] que organizamos a logística.​​

Confira, abaixo, informações sobre grupos de risco, tratamento e prevenção.


Por que a quarentena é ​nec​​​​essária para prevenir Covid-19?

O novo coronavírus é extremamente contagioso. Um simples espirro pode infectar uma pessoa saudável. Se todo mundo seguisse com sua rotina normalmente, grande parte da população adoeceria em pouco tempo. Isso geraria uma sobrecarga no sistema de saúde, que não teria estrutura para atender à demanda.

Para desacelerar o ritmo de contágio, uma das medidas mais eficazes é evitar aglomerações em locais públicos. Portanto, as autoridades têm recomendado o isolamento social sempre que possível.

Vale lembrar que alguns casos de Covid-19 podem ser assintomáticos. Isso significa que o indivíduo não sabe que está doente, mas transmite o vírus mesmo assim. Por via das dúvidas, é melhor ficar em casa.

Preciso ir para a r​ua. Como pos​​so me proteger?

Sabemos que nem todo mundo tem possibilidade de realizar o teletrabalho. Profissionais que atuem em serviços essenciais – como farmácias, supermercados, postos de gasolina, quartéis de bombeiros e hospitais – continuam indo às ruas. Muitos pegam transporte público e estão em contato direto com outros indivíduos.​

Nesses casos, é necessário reforçar hábitos de higiene e prevenção. Veja algumas dicas:

  • Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

  • Se estiver em trânsito, recorra ao álcool em gel 70%;

  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca;

  • Mantenha os ambientes ventilados, com janelas e portas abertas;

  • Fique a pelo menos 1,5m de distância de outras pessoas (no trabalho, na fila do banco ou em qualquer lugar);

  • Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com o antebraço;

  • Após tossir ou espirrar, limpe o nariz com um lenço de papel e, em seguida, lave as mãos.

As recomendações também valem para quem está em quarentena. Todo cuidado é bem-vindo.

Tenho sintomas ​da Covid-1​​9. O que devo fazer?

Caso você apresente um estado gripal, fique em casa. Pode ser tanto um resfriado comum quanto uma situação mais séria. De qualquer forma, é preferível manter o isolamento para reduzir a proliferação de microrganismos nocivos no ambiente.

Hidrate-se, alimente-se bem e descanse. Junto a isso, aguarde uns dias para avaliar a progressão dos sintomas.

Havendo febre ou falta de ar depois desse período, chame ajuda médica. Você pode entrar em contato com a operadora de seu p​lano de saúde ou ligar para a unidade pública de atendimento mais próxima. Siga as instruções das autoridades e, por favor, não vá para a rua sem necessidade.

#MaristaEmCas​a

Os Colégios e Unidades Sociais estão produzindo uma série de conteúdos por meio do projeto Marista em Casa.​ O objetivo é contribuir para que os dias em casa sejam mais leves, coloridos e divertidos. 

Enquanto maristas, somos sensíveis às preocupações das comunidades e das famílias com o aprendizado dos estudantes e educandos. Com o apoio de todos, precisamos criar maneiras de ajudá-los nas atividades e na nova rotina de forma leve e prática.

Acompanhe os conteúdos nos canais oficias das unidades! Enquanto a quarentena continua, resta-nos acompanhar o noticiário. Busque fontes fidedignas de notícias, como o site do Ministério da Saúde e a im​prensa tradicional.​

Lembre-se de que a desinformação corre solta pela internet. Posts nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens podem ser fake news. Eles ajudam a disseminar pânico e pouco contribuem para instruir o povo.​

É hora de manter a calma. Obedeça às instruções dos especialistas. Fique em casa até a turbulência passar. Juntos, enfrentaremos o novo coronavírus e retomaremos nossas atividades em breve.