Navegar para Cima

Nossas Notícias

Edição especial da Mostra Marista de Arte apresenta produções culturais de 2020 e 2021

07/10/2021
Projetos
Neste ano, o evento ocorrerá de forma virtual, contemplando diversas linguagens artísticas de estudantes e educandos

*Notícia atualizada em 4/11.

Com mais de 500 obras produzidas ao longo dos últimos meses em nossas unidades, a Mostra Marista de Arte – Edição 2020-2021 chega em formato inovador, apresentando as expressões artísticas desenvolvidas por nossos estudantes e educandos. De 9 a 12 de novembro, você é nosso convidado a acessar a plataforma VRoom, neste link, e visitar as produções.

ACESSE AQUI A GALERIA​

Para marcar a abertura da galeria virtual, uma live será realizada pelo YouTube, com transmissão ao vivo direto dos novos espaços do Colégio Marista Ipanema. O evento, com apresentações culturais presenciais (reduzidas em função da pandemia) e transmissão de obras, curtas-metragens e vídeos de apresentações gravadas nas unidades, ocorre no dia 9 de novembro, às 19h, no link abaixo. Acesse e já ative o lembrete para não perder!

ACESSE E CLIQUE EM "DEFINIR LEMBRETE"​

O convite para assistir à live e navegar pelas salas virtuais do VRoom se estende a toda a família, aos amigos e à comunidade escolar.

Estamos embarcando em uma edição especial da Mostra. Este período de crise humanitária nos pediu novas e criativas feições, legitimando a importância daquela que sempre nos acompanhou enquanto sociedade: a arte. Juntos, faremos memória das expressões artísticas que nasceram ao longo dos últimos meses, que foram tão desafiadores para todos nós.

Saiba mais sobre o evento

O evento, que surgiu em 2018, com a intencionalidade de valorizar a criação artísticas de nossos estudantes e educandos, visa reconhecer as manifestações culturais, promovendo, assim, um espaço de expressão e celebração da arte, com base em nosso jeito de educar e aprender. Essa terceira edição valoriza as produções feitas pelos estudantes e educandos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em seus espaços de aprendizagem – formato remoto, presencial ou em exposições de artefatos polissêmicos em galerias virtuais. Além de uma transmissão​ ao vivo, a iniciativa conta com outra novidade: o lançamento de um site exclusivo em formato de uma grande galeria virtual.

De acordo com a assessora da Área de Linguagens e Códigos, dos Colégios da Rede Marista, Ana Cristina Alves, a expectativa é de encantamento com as produções, reconhecendo a diversidade das linguagens artísticas estimuladas pelos educadores. “Esperamos cativar a todos com as produções de nossas crianças e nossos jovens que nos permitem refletir sobre temas atuais e pulsantes”, comenta. Saber e compreender o que é realizado em cada Colégio e Unidade Social também é um fator importante. “Incentivar a realização de um evento de Rede motiva a todos nós a conhecer as produções, inspirar uns aos outros, fomentar a fruição e colocar a subjetividade da Arte em evidência”, explica.

Para regulamentar e estruturar o evento, existe uma comissão responsável constituída por educadores das Gerências Educacional e Social dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascomk) e dos Colégios Maristas Santa Maria, São Luís, Rosário e do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). Em relação aos critérios utilizados para a seleção que está sendo realizada pelo grupo, está a condição de que os projetos tenham sido realizados no contexto pandêmico, sem a obrigatoriedade de terem sido feitos para a Mostra Marista de Arte, podendo ser resultantes de outro componente curricular ou área de conhecimento.

O ensino de arte em nossos Colégios

A aprendizagem da arte visa contribuir para a compreensão dos educandos sobre as diferentes linguagens artísticas como construção histórico-cultural, identificando sua função comunicativa e estética. Nesse sentido, a aprendizagem percorre a formação do julgamento estético e o desenvolvimento da inventividade.

Uma das premissas do nosso fazer pedagógico marista é formar cidadãos que entendam a arte como um campo de apreciação, de construção de si e entendimento do outro, um espaço de reflexões, um meio de questionar a vida e aprender novas técnicas. Os estudantes participam de atividades práticas de pesquisa, criação e contemplação, abordando conteúdos que trabalham a memória do patrimônio cultural, novas e possíveis leituras do mundo e o entendimento da sociedade através da arte.




Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para saber as novidades das Unidades Sociais!