Navegar para Cima

Nossas Notícias

Primeira edição do Encontro de Equipes Técnicas dos Centros Sociais em 2022 aborda a cultura do cuidado

19/04/2022
Formação
São esperados cerca de 50 participantes no Cesmar para os dois dias de formação

​​A primeira edição do Encontro de Equipes Técnicas dos Centros Sociais em 2022 começou nesta terça-feira, 19/4. São esperados cerca de 50 participantes para os dois dias de formação. A iniciativa está sendo realizada presencialmente no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).

Para essa edição, o tema escolhido foi a Cultura do Cuidado. Conforme a organização, esse momento de acolhida é necessário para revisão das ações e organização das demandas. “Nós temos uma função de cuidado e proteção com nossos educandos, então, precisamos estar fortalecidos enquanto pessoas e enquanto equipe de trabalho", destaca a assistente social Angela Spolidoro, da Gerência Social.

O evento é voltado às equipes técnicas dos Centros Sociais de Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz e Gravataí. Esses profissionais são responsáveis por planejar e executar os serviços e projetos nas unidades, envolvendo educadores, educandos, famílias e comunidade. Além desse trabalho, eles articulam com escolas, serviços de saúde, associações de bairros, conselhos de direitos, entre outros.

A equipe técnica é composta por Coordenação Pedagógica, assistente social e agente de pastoral. Em alguns Centros Sociais, somam-se a eles profissionais de Psicologia e Nutrição.

O Encontro de Equipes Técnicas dos Centros Sociais é um momento de reflexão, inspiração e partilhas. “É crucial para que possamos desenvolver nosso trabalho com qualidade e, ao mesmo tempo, fortalecidos enquanto indivíduos engajados na missão marista", conclui Angela​.