Navegar para Cima

Nossas Notícias

Transformando futuros: 1ª turma do Full Stack Social apresenta projetos finais

01/02/2022
Social
Live terá banca avaliadora e participação do público em votação

​​

*Notícia publicada no Portal do Tecnopuc

Transformar a vida de jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e que moram próximo à PUCRS ou em comunidades da zona norte e nordeste de Porto Alegre: esse é o propósito do Full Stack Social, uma parceria entre o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Centro Social Marista (Cesmar). Em maio de 2021, a primeira turma iniciou os estudos. Agora, os alunos se preparam para apresentar o Trabalho de Conclusão de Aprendizagem (TCA) em uma arena aberta ao público.

Em quatro times multidisciplinares, os jovens desenvolveram um produto digital com o apoio de profissionais do mercado e de pessoas que assumiram o papel de clientes de cada um dos projetos. A apresentação final ocorrerá no evento Arena Full Stack Social no dia 11 de fevereiro, no espaço da Linha do Tempo do Tecnopuc (Sala 104 – 97A térreo). O evento, realizado pelo Cesmar e pelo Tecnopuc, será transmitido no canal do YouTube da PUCRS a partir das 10h. Neste dia, os alunos apresentarão os pitchs dos projetos desenvolvidos e receberão feedbacks da banca avaliadora. Além da experiência de apresentar para a banca e o público em geral, os estudantes também concorrerão a uma vaga para participar da próxima edição da Pitch Week​.

Para Márcia Broc, responsável pelo projeto, a expectativa é que o evento possa mostrar o resultado do aprendizado dos jovens. “Em um estilo de apresentação Shark Tank, teremos os quatro times em uma arena social, apresentando seus produtos em duas modalidades. Vamos ter a apresentação no método pitch e um momento onde os times poderão responder dúvidas e apresentar as soluções de maneira ainda mais detalhada", completa Márcia. 

Os alunos da primeira turma do Full Stack concluíram a formação ao longo de sete meses. Durante o curso, eles foram apresentados às temáticas afinadas com as necessidades do mercado de produtos digitais. As aulas foram ministradas por mais de 20 profissionais voluntários que cobriam aspectos técnicos e comportamentais previstos na jornada do curso de qualificação profissional.

Vagner Juliano, um dos alunos do curso, destaca a experiência de participar do Full Stack Social e de ter a oportunidade de conviver com profissionais da área. “Foi e está sendo uma experiência muito boa e única, nunca tinha visto tanta comoção de empresas grandes e pessoas experientes na área para fazer o projeto tornar-se realidade", comenta. Agora, junto a equipe, o jovem de 22 anos vem se preparando para a apresentação final. “Estamos nos acostumando com os problemas, passando por cima e entendendo as dificuldades do próximo. Acredito que iremos apresentar um projeto que cumpra o objetivo geral e as expectativas tanto do time, quanto dos colaboradores, clientes, convidados e responsáveis pelo curso", conclui.

Giovana Borges, de 19 anos, ressalta o esforço dos colegas na preparação para a Arena Full Stack Social e a importância do curso para a formação de cada participante. “O Full Stack Social introduziu jovens com zero conhecimento nas áreas estudadas de forma acessível e muito bem estruturada. Nós percebemos que somos capazes de trabalhar com o que quisermos, por meio do estudo e do comprometimento. Há alguns meses nem cogitaria trabalhar na área de tecnologia. Hoje é o que mais quero, graças a esse curso", complementa a jovem.

Saiba mais

A expressão Full Stack é utilizada na área de tecnologia e se refere à formação de profissionais com habilidades para atuar no desenvolvimento de uma aplicação web. O curso é vinculado ao programa Jovem Aprendiz e é destinado aos jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e que moram próximos à PUCRS. Para a realização, a iniciativa contou com a parceria e apoio de empresas e organizações como o Tecnopuc, a PUCRS, a Alura, a CWI, o Sebrae, a Eixo, Edufy, a Amcham Brasil, a ADP Brasil Labs, a Base Digital, a DB, a True Information Technology, a Tag Experiências Literárias, a Zallpy Digital, a Web Global, a ON2, o Banrisul, a Saque Pague, o Grupo Zaffari e o Promob.​