Navegar para Cima

Nossas Notícias

Segunda turma do Full Stack Social apresenta projetos finais em arena aberta ao público

14/06/2022
Social
Em ringue montado no Tecnopuc, jovens aprendizes defenderão os produtos digitais que produziram nos últimos meses

Chegou a hora! Nesta terça-feira, 14/6, a segunda turma do Full Stack Social apresentará os Trabalhos de Conclusão de Aprendizagem (TCA). Em um ringue montado no Tecnopuc e diante de uma plateia composta por jurados e apoiadores da iniciativa, os educandos defenderão os projetos finais desenvolvidos ao longo dos últimos meses.

As equipes exibirão, para a banca avaliadora e o público em geral, os produtos digitais que produziram a partir do apoio voluntário de profissionais da área e de pessoas que assumiram o papel de consultores e clientes. Dois finalistas subirão ao palco. No corner vermelho, os representantes do projeto Espaçoteca. Pelo corner azul, os responsáveis pela iniciativa Vestibulandos e Visitantes. Após apreciação técnica, somada à votação popular, o grupo com melhor nota receberá o troféu de campeão e será convidado a participar da Pitch Week. O evento será transmitido pelo canal no YouTube do Tecnopuc e ficará salvo, podendo ser assistido na íntegra.

A apresentação do TCA coroa o ciclo de aprendizagem. Além de ser uma ferramenta para consolidação e exercício das skills técnicas e comportamentais, marca a transição das atividades teóricas para o módulo prático junto às empresas. Os jovens estão imersos nessa construção desde maio, em um processo alinhado aos desafios que encontrarão na carreira.​​​​​

A coordenadora do projeto, Marcia Broc, não esconde o entusiasmo ao falar do Full Stack Social. “Acreditamos muito no potencial dos jovens, na metodologia utilizada nessa jornada formativa e em tudo que os parceiros e alianças nos aportam. A expectativa é que eles irão novamente nos surpreender, mostrando no ringue muita força de vontade, conhecimento técnico, atitude, inovação e vontade de vencer", analisa.

A Arena Full Stack Social é uma realização do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesm​​​​ar) com o apoio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O projeto ajuda a transformar a vida de jovens aprendizes. “Com a oportunidade gerada, nos colocamos ao lado deles para transpor as barreiras que eles encontram nas diferentes dimensões da vida e, com um olhar integral para cada sujeito, buscamos gerar as condições para que se desenvolvam. Temos a convicção de que esse programa é um potente gerador de transformação de vidas", reflete Marcia.

O Full Stack Social é um projeto de inclusão social voltado para jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade e que moram próximo à PUCRS ou em comunidades da Zona Norte de Porto Alegre. Para participar, também é preciso estar estudando ou ter o Ensino Médio concluído, ter carteira de trabalho e estar dispensado do serviço militar, em caso de homem com 18 anos ou mais.