Navegar para Cima

Nossas Notícias

Jovens se reúnem na sexta edição do Encontro Coração Solidário Marista

20/11/2019
Social
Solidariedade e participação social foi o tema do evento

​​​​​Entre teoria e prática, diferentes realidades e reflexões, o 6º Encontro Coração Solidário Marista reuniu cerca de 150 jovens das nossas Unidades Sociais na Casa da Juventude Marista (Caju). O evento ocorreu no dia 28/10, data em que relembramos e celebramos o encontro de Marcelino Champagnat com o Jovem Montagne.​

Assista ao vídeo da sexta edição.


Guiados pelo tema Solidariedade e Participação Social, os jovens vivenciaram momentos de integração, reflexão e espiritualidade. O gerente social dos Colégios e Unidades Sociais Maristas, Ir. Luciano Barrachini, fez a abertura do evento ao lado do Ir. Miguel Antonio Orlandi, coordenador do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini. Além de falar sobre os objetivos do evento e do projeto, eles relembraram as edições anteriores.

O presidente da Rede Marista, Ir. Inacio Etges, também esteve entre os jovens. “Quantos são os que já passaram pelos nossos espaços e hoje são líderes em suas comunidades? Não são poucos! Isso mostra quão valioso é o trabalho que vocês fazem”, afirmou.

A programação da manhã ainda contou com a participação de quatro convidados: Fernanda Melchionna, Elisa Fink, Yuri Silva e Carol Lima. Em forma de painel, eles abordaram os temas da sustentabilidade, solidariedade, políticas públicas e participação social. À tarde, os jovens realizaram oficinas sobre direitos humanos, educação, saúde, gênero e diversidade, trabalho e pobreza, cultura da paz e meio ambiente.

No encerramento, houve um momento de escuta e avaliação do encontro e também de sugestões para os próximos passos do projeto.

Sobre os corações soli​dários

O projeto Coração Solidário Marista integra a Rede Interamericana de Solidariedade Marista, pelos direitos das crianças e dos jovens do nosso continente. A caminhada prevê momentos de formação com adolescentes e jovens representantes das Unidades Sociais e o Encontro provincial, que celebra todo o processo vive​nciado. Este é o sexto ano consecutivo que o Encontro Coração Solidário Marista é realizado em Porto Alegre.