Navegar para Cima

Nossas Notícias

O que você sabe sobre o Social Marista?

02/08/2021
Social
Em busca da transformação social, destacamos nossos espaços de atuação

​​Com uma pedagogia baseada no afeto, na solidariedade e no compromisso com a educação integral, nossas 15 Unidades Sociais Maristas proporcionam novas oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Incentivados pelo legado deixado pelo nosso fundador, São Marcelino Champagnat, trabalhamos diariamente para transformar vidas. 

Em nossos espaços, colocamos em prática os valores que defendemos, buscando inspirar outras pessoas, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna. Abaixo, destacamos nossos principais serviços. ​

  • Aprendizagem Profissional: com o ensino voltado para jovens com idades entre 14 e 24 anos, oferecemos cursos técnicos profissionalizantes. O programa possibilita o desenvolvimento do educando, bem como a sua inserção no mercado de trabalho. 

  • Assistência Social: com ações complementares para a família e a sociedade, promovemos o desenvolvimento do educando. O serviço abrange atividades artísticas, culturais e esportivas, além de cursos livres. Temos como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes para a superação da vulnerabilidade social. 

  • Educação Básicaoferecemos bolsas de estudo integrais para todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

  • Representação em Espaços de Controle Social: atuamos junto a conselhos e fóruns nas instâncias regionais, municipais, estaduais e federais. Essa participação contribui na formulação e na implementação de políticas públicas para pessoas em situação de vulnera​bilidade. 


Conhecendo a Rede Marista 

A Rede Marista é uma instituição confessional católica voltada à educação, com mais de dois séculos de atuação do Instituto Marista no mundo, está presente no Rio Grande do Sul, em Brasília, no Distrito Federal, em Sinop, Mato Grosso do Sul, e na Região Amazônica. 

Os espaços de missão compreendem 19 Colégios pagos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Hospital São Lucas (HSL) e o Instituto do Cérebro (Inscer). Além deles, há a atuação missionária da Região Amazônica e as nossas 15 Unidades Sociais, que abrangem tanto os Centros Sociais quanto os Colégios e as Escolas Sociais. Ao todo, são mais de 76 mil estudantes – entre Educação Básica e Ensino Superior – e mais de 100 mil atendimentos de saúde. 

A atuação do Social Marista tem a seguinte missãopromover uma educação evangelizadora de qualidade, por meio de processos criativos e inovadores, segundo o carisma marista, com vistas a formar cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade justa e fraterna.  

Somamos mais de 10 mil colaboradores, entre Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas que contribuem diariamente para que a missão aconteça. Trata-se de um esforço coletivo para construir um mundo mais humano, lutar pela valorização da vida e defender direitos sociais. ​