Navegar para Cima

Nossas Notícias

Projetos em rede movimentam o segundo semestre letivo de 2021

13/09/2021
Projetos
Os eventos, que já são tradicionais dos Colégios social na nossa instituição, foram adaptados para atender às necessidades do momento em que vivemos

​​​Unindo tradição e inovação na educação dos estudantes e educandos, os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista têm a premissa de manter uma atuação em rede, buscando realizar projetos que integrem, promovam o trabalho em equipe e envolvam crianças e jovens dos nossos espaços de missão. Assim, conforme as necessidades da realidade atual, adaptamos nossas propostas do Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Arte e da Mostra Marista de Iniciação Científica para o formato online. 

Entre 2020 e 2021, deparamo-nos com um contexto pandêmico que modificou as atividades cotidianas. Na educação, aprofundamos ainda mais no universo digital, explorando todas as possibilidades que esse ambiente propicia. Presentes no calendário do segundo semestre do ano letivo, apresentamos as novas datas de nossas atividades, agora virtuais: Festival Marista de Robótica: entre os dias 19/10 e 18/11; Mostra Marista de Arte: de 9 a 12/11; e Mostra Marista de Iniciação Científica: 5/11. 

Protagonismo e autoria: saiba mais sobre os eventos em rede    

Festival Marista de Robótica existe desde 2008, reunindo estudantes dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas da Rede Marista para desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo. Neste ano, 2021, o evento ocorrerá no formato virtual e, a partir da temática Engenharia da Empatia, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio serão desafiados a construir um robô físico que integre objetos técnicos e humanismo. 

Mostra Marista de Arte teve sua primeira edição em 2018, com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos estudantes e educandos. Essa iniciativa visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte, a partir do nosso jeito de educar e aprender. As atividades também ganharão uma adaptação, contando com exposições virtuais – ao vivo e gravadas – das produções artísticas individuais e coletivas dos estudantes. 

Promovida desde 2016, a Mostra Marista de Iniciação Científica objetiva propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como diferentes aprendizagens sobre Iniciação Científica realizadas nos Colégios e Unidades Sociais. O ponto de partida é a realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, envolvendo os estudantes na prática da construção do conhecimento. As atividades serão realizadas por meio da plataforma Teams, com apresentações de comunicação oral dos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio em salas temáticas mediadas por professores e orientadores das pesquisas. 

Fomentamos, este ano, um novo projeto em rede idealizado por estudantes do Colégio Marista João Paulo II: a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma). A iniciativa convida alunos de 20 Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) para dois dias de debates online sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional. ​​

​​