Navegar para Cima

Nossas Notícias

Transmissão do 13º Congresso de Educadores Sociais conta com mais de 500 participantes

27/09/2021
Formação
O evento, que já é marca registrada das Unidades Sociais da Rede Marista, abordou os impactos da pandemia na vida

​​​​​​No dia 24/9, ocorreu, de forma híbrida, o 13º Congresso Marista de Educadores Sociais. Transmitido diretamente do teatro do prédio 40 da PUCRS por meio da plataforma Zoom, a atividade contou com a participação de educadores sociais e público externo, somando mais de 500 pessoas. Dividido em dois turnos, foram apresentados painéis sobre os impactos da pandemia no cuidado com a vida, rodas de conversa, momento cultural e o destaque do dia: a conferência magna da Monja Coen.

Antes do painel de abertura, Ir. Luciano Barrachini, gerente social dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, deu as boas-vindas ao público presente ​diretamente do palco do teatro, fortalecendo a importância desse momento na formação continuada dos educadores. Na sequência, Rogério Anele, superintendente do empreendimento, e Ir. Inacio Etges, presidente da Rede Marista, registraram seus votos de um excelente evento a todos, parabenizando especialmente os educadores sociais pelo trabalho desenvolvido durante toda a pandemia.

O painel de abertura do evento, trazendo o tema central dessa edição – Os impactos da pandemia nos cuidados com a vida – contou com a participação da professora PhD da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Aline Fay e do assessor da Vida Consagrada e Laicata da Rede Marista Gustavo Balbinot. Após esse momento inicial, ocorreu uma roda de conversa mediada pelo professor da Escola de Humanidades da PUCRS Francisco Arseli Kern.

Como convidada externa, Monja Coen discorreu suas ideias com base na sua trajetória e de aprendizagens do budismo. A conferência magna contemplou reflexões sobre a vida, proporcionando um olhar atento para como temos vivenciado nossas experiências. Além disso, entre os tópicos abordados, os sentimentos estiveram presentes. “Felicidade é sentir-se pleno", afirmou a Monja.

O período da tarde contemplou um momento cultural, no qual houve apresentação da banda formada por educadores sociais, acolhendo pedidos musicais do público. Diretamente de Gravataí, o educador social Douglas Lorenzetti, do Centro Social Marista Mario Quintana, ofereceu uma ginástica laboral para todos os participantes.

Posteriormente à palestra da Monja Coen, houve outra roda de conversa também mediada pelo professor Francisco Arseli. O encerramento do evento foi marcado pela apresentação de fragmentos do poema Navegue, de Silvana Duboc, pelo coordenador educacional da Gerência Social, Francisco Geovani Leite.

As Unidades Sociais se programaram para assistir à transmissão do Evento

educadores-cesmar.jpeg

Registro dos educadores sociais no Ginásio do Cesmar.

A história do Congresso

Congresso Marista de Educadores Sociais surgiu em 2003, com o intuito de qualificar o trabalho realizado pelos educadores que atuam em nossas unidades. Em todas as edições feitas até agora, foram proporcionados momentos de reflexões sobre temas diversos, sempre com o olhar atento para problemáticas sociais, promovendo a defesa da vida. Reforçamos que essa atividade está alinhada com o compromisso institucional marista de oferecer qualificação continuada aos colaboradores proporcionando, assim, aperfeiçoamento de atendimentos e processos de trabalho, bem como contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.

​​​