Celebrar de diversas formas o dom da vida é parte do nosso Jeito Marista de Ser. Neste sentido, no mês de setembro, o Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar realizou diversas ações de Cuidado e Valorização da Vida nas três Unidades Sociais localizadas no espaço.

Na abertura da campanha no Polo Marista de Formação Tecnológica, os jovens aprenderam a confeccionar o Tsuru. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Equipe dos Serviços Centrais da Rede Marista, através do Projeto Laços, que tem por objetivo estreitar o vínculo entre unidades sociais e a equipe administrativa. Posteriormente, os Tsurus passaram a fazer parte da ornamentação dos espaços de circulação dos aprendizes.

No Colégio Marista Irmão Jaime Biazus a atividade inicial do Setembro Amarelo foi realizada no Momento Jaime, espaço que os estudantes são protagonistas na reflexão de diversas temáticas.

No Centro Social, os educandos foram convidados a construir um livro de poesias e desenhos com borboletas amarelas, iniciando no mês de setembro e ficando aberto à comunidade e às pessoas que se sentirem a vontade de contribuir com esta ação. Os educandos também levam a propostas além dos muros do Cesmar, para as escolas onde estudam (EMEF Grande Oriente, EMEF Wenceslau Fontoura e EMEF Timbaúva) e convidam os demais colegas, familiares e amigos da comunidade a se unirem a eles nesta campanha de valorização da vida.

Para marcar a campanha cada unidade elegeu um símbolo: O Centro Social utilizou a borboleta amarela; o Polo Marista adotou o Tsuru; e o Marista Ir. Jaime escolheu o girassol.
Conheça os projetos que foram desenvolvidos nas Unidades
“Plantei Meu Girassol”
Os estudantes receberam sementes de girassol para plantar e cultivar em casa ou em um lugar significativo para simbolizar o cuidado com a vida. Foi criada uma página no instagram que é um dos legados que o Setembro Amarelo deixou para o Cesmar. Através da tag @PlaneiMeuGirassol, todos podem registrar o desenvolvimento do seu plantio e compartilhar nas redes sociais. Mas esse plantio não se limita à planta girassol, o convite se estende à ações de valorização da vida e de cuidado com o outro, plantando boas atitudes.
“Frases que Transformam”
Os jovens, educadores e professores do Marista Ir. Jaime e do Polo Marista foram convidados a desenvolver o projeto “Frases que Transformam”, que consistiu em confeccionar e espalhar frases que contraponham pensamentos pessimistas, depreciativos e autodestrutivos, como também, informar sobre serviços de acolhimento em saúde mental e incentivar a busca por ajuda. A atividade envolveu a todos e as “frases que transformam” podem ser apreciadas nos espaços do Colégio e do Polo Marista.

“Mural de Incentivos”
Os estudantes confeccionaram um mural para que as pessoas possam escrever frases de incentivo para a comunidade escolar e fica à disposição de todos no Ginásio do Colégio.

“Girassóis na Porta”
Os estudantes do Marista Ir. Jaime elaboraram, de forma criativa, um grande girassol e no seu entorno escreveram frases e palavras de incentivo, envolvendo a temática da campanha. A atividade foi realizada coletivamente, em cada turma, e posteriormente os trabalhos foram fixados nas portas das das salas de aula.

“Distribuição de Abraços”
Um grupo de jovens voluntários do Polo Marista e do Marista Ir. Jaime, com um crachá de identificação, distribuiu abraços a quem desejava ou precisava durante o intervalo.

No Polo Marista, um grupo de jovens aprendizes receberam a capacitação sob a temática “Acolhendo a vida atrás da escuta empática”. Durante todo o mês, estes jovens realizaram ações e ampliaram espaços de diálogo com seus colegas sobre a proposta da Campanha pela Vida e estreitar laços entre eles. Dentre as ações realizadas criou-se o “Mural da Saúde” e compartilharam informativos sobre locais de utilidade pública, tais como serviços de saúde, assistência social e segurança. As atividades deste grupo foram supervisionadas integralmente pelo setor psicossocial.

Foi confeccionado pelos estudantes e educandos um quadro para selfie, ornamentado com os símbolos e frases da campanha, em que os jovens puderam tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais.

“Caixa de Motivações”
A Equipe dos Serviços Centrais da Rede Marista confeccionou a “Caixa de Motivações” que, posicionada em local de circulação dos jovens do Polo Marista, continham frases de incentivos para a vida. Além de retirar as frases, os jovens podiam também escrever bilhetes para seus colegas.

“Ações na comunidade”
A psicóloga do Cesmar, Ana Luiza Ruiz, e o educador social Luciano Marino, foram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Wenceslau Fontoura, uma das escolas parceiras do Cesmar, e desenvolveram trabalhos com os estudantes: Uma palestra sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida e uma oficina de grafite e estampa com o foco no cuidado e a preservação da vida.

Educadores participaram de momentos de formação sobre Saúde Mental
Na quinta-feira, dia 19/09, durante a Reunião Geral de Educadores do Cesmar, aconteceu o primeiro momento de formação para os educadores e equipes de trabalho das três Unidades Sociais, Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar, Polo Marista de Formação Tecnológica e Colégio Marista Irmão Jaime Biazus. O professor titular da Escola de Medicina da PUCRS, Dr. Alfredo Cataldo Neto, apresentou palestra “Campanha Pela Vida – Setembro Amarelo”.

Na tarde de quinta-feira, dia 26/9, na Reunião de Professores do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, o chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Marco Antônio Pacheco, apresentou a palestra “Saúde Mental do Adolescente”.
Polo Marista encerra o Setembro Amarelo com a “Caminhada Pela Vida”
O Polo Marista encerrou a Campanha pela Vida realizando uma grande caminhada entre educadores e educandos que, em duplas, em torno do lago do Cesmar, propondo aos educandos a reflexão através do filme “O Rei Leão” sobre a importância da escolha das pessoas que se deseja realizar a “caminha da sua vida”.
Marista Ir. Jaime Biazus encerra o Setembro Amarelo com a “Árvore da Vida”
Os estudantes, professores e equipe técnica do Marista Ir. Jaime encerrou a Campanha pela Vida realizando um encontro para refletir sobre o cultivo da “Árvore da Vida”, utilizando a Árvore como representante simbólico dos princípios vitais do universo. Partindo de sua semente, o seu crescimento, o seu desabrochar, sua exuberância na totalidade do seu amadurecimento, sua generosidade em oferecer flores e frutos, a árvore, tal qual a vida humana, é favorecida em seu desenvolvimento e transformação partindo de elementos fundamentais e estruturantes para que a mantenha viva. A comunidade escolar foi convidada a refletir sobre a seguinte questão “Quais são os nutrientes que sustem a ‘árvore da vida’?”. Ao final, em duplas e pequenos círculos, entoaram a canção “Dia Especial”, banda gaúcha “Cidadão Quem” e ornamentaram os espaços do colégio com balões amarelos.

Saiba onde buscar ajuda:
O Centro de Valorização da Vida – CVV
Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e que precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, por e-mail e chat, 24 horas por dia.
Links Úteis
Ministério da Saúde
Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua região
Saiba mais sobre os símbolos de cada Unidade Social
Tsuru
O Tsuru é um tipo de origami tradicional da cultura japonesa que representa a ave Grou da Manchúria, considerada como uma ave sagrada, que simboliza a saúde, a esperança, a boa sorte, a felicidade, a longevidade e a fortuna.
Girassol
Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz. Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha no Marista Ir. Jaime. O girassol já é uma marca do colégio e a campanha reforçou este laço dos estudantes com esta flor.
Borboleta
A Borboleta Amarela Simboliza uma nova vida, numa analogia às flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo e foi adotada pelo Centro Social como símbolo para a campanha.