Por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro Social Marista da Juventude atende 180 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em situações de risco e vulnerabilidade social, do bairro Vila Nova e entorno. São oferecidas atividades lúdicas e pedagógicas nas quais os educandos estão estimulados a sociabilizar, formar conceitos e opiniões, selecionar ideias e desenvolver o raciocínio lógico e crítico, contemplando dessa forma o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Todas as turmas participam de oficinas pedagógicas, esportivas, de formação humana, expressão corporal teatro e inclusão digital, ambientes em que os jovens são desafiados a superar seus limites, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia, entre outras potencialidades a partir do interesse e demandas da faixa etária atendida. As atividades são desenvolvidas por meio de dinâmicas, seminários, assembleias, leituras, músicas, vídeos, passeios, visitas orientadas, dramatizações, festas, pesquisas, confraternizações, reuniões de pais e responsáveis, bem como pela realização de outras práticas que favorecem a integração entre os diversos eixos temáticos organizados em conjunto por educando, educador e Coordenação.
OBJETIVO GERAL
Garantir a proteção de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados, visando à proteção e ao desenvolvimento integral e efetivando o exercício da cidadania em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fortalecer vínculos com os educandos e suas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos;
• Incentivar o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes de maneira lúdica, pedagógico-pastoral e pluricultural;
• Promover atividades culturais oportunizando novas vivências aos educandos;
• Proporcionar situações que estimulem a participação, a cooperação e a convivência em grupo, estabelecendo relações de amizade, respeito e solidariedade;
• Contribuir na construção do projeto de vida e no protagonismo infanto-juvenil, respeitando o processo de desenvolvimento e de identidade pessoal;
• Estimular a conservação ambiental realizando ações para a conscientização, contextualizando o entendimento de todos somos parte desse ambiente;
• Realizar ações de sustentabilidade no local e no entorno;
• Estimular a aprendizagem por meio dos centros de interesse, promovendo assim livre discussão dos temas geradores do universo dos educandos;
• Fomentar por meio de questões sociais o desenvolvimento do protagonismo e de lideranças;
• Garantir no Projeto Político Pedagógico-Pastoral (PEE) temas relacionados a políticas públicas e garantia de direitos;
• Assegurar espaços e ambientes sadios para o desenvolvimento integral dos educandos.