Você conhece alguém com mais de 18 anos que quer voltar a estudar? Então este artigo pode ajudar!
Vamos trilhar o terceiro caminho de solidariedade desta newsletter?
O Social Marista tem dois Colégios que atuam com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos: Marista Vettorello, em Porto Alegre, e Marista São Marcelino Champagnat, em Novo Hamburgo. E o melhor: as inscrições estão abertas. O início das aulas (online) está previsto para agosto.
Para divulgar e chamar a atenção do público para as matrículas e rematrículas, os dois Colégios realizaram uma live com show de música via Facebook. Com talentos locais – professores e educadores maristas –, os dois programas foram um sucesso não só entre a comunidade escolar. Veja alguns números:
Live da Transformação, do Colégio Marista Vettorello
- Visualizações da live: 3.499
- Compartilhamentos da live: 90
- Alcance da live: 14.610
- Número de ligações recebidas para matrículas: 32
Live Vem Ser Marista, do Colégio Marista São Marcelino Champagnat
- Visualizações da live: 3.370
- Compartilhamentos da live: 61
- Alcance da live: 8.061
- Número de ligações recebidas para matrículas: 29
Como faço para me inscrever no Colégio?
As vagas em ambas escolas já estão disponíveis para quem tem mais de 18 anos e quer voltar a estudar, do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. São oferecidas bolsas de estudo 100% gratuitas, com aulas presenciais noturnas, de segunda a sexta-feira. Em função da pandemia, claro, as aulas estão ocorrendo virtualmente.
Esse ensino em nossos Colégios é destinado a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A primeira etapa da inscrição está sendo realizada somente por telefone, das 18h30 às 22h30 (veja abaixo o contato). As aulas iniciam no dia 17 de agosto em ambos os Colégios.
Colégio Marista Vettorello, em Porto Alegre: 51 3086 2050
Colégio Marista São Marcelino Champagnat, em Novo Hamburgo: 51 3584 8000
Como estratégia para as aulas durante a pandemia, vamos distribuir apostilas aos estudantes que não têm acesso à internet. Aos demais, o conteúdo das aulas será disponibilizado pelo Facebook, em grupos separados por turmas, assim como já foi feito neste primeiro semestre.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos
Você sabe como funciona essa modalidade de ensino? A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica amparada por Lei, que não fica restrita apenas à dimensão educacional. Vai além da estratégia de vencer os conteúdos no período letivo: a EJA é uma demanda social, cujo principal resgate está alicerçado em dimensões como valorizar a garantia de direitos do cidadão, o desenvolvimento da autonomia, a participação crítica e efetiva na sociedade e a sua autoestima. É destinada a estudantes que tiveram o direito à educação na idade apropriada negado.
Os níveis de ensino e os conteúdos são basicamente os mesmos que estamos acostumados a ver. Mas para atuar e estudar em uma EJA, também se faz necessário entender o contexto socioeconômico de cada estudante, para encaminhar da melhor maneira possível a construção dos processos de ensino-aprendizagem.