Navegar para Cima

Nossas Notícias

Educador social: conheça a profissão de quem atua nos Centros Sociais Maristas

17/09/2021
Educação
Dia 19/9 é celebrada a data que homenageia esses importantes profissionais da transformação social

Em 19/9, é comemorado o Dia do Educador Social, em homenagem ao aniversário do educador Paulo Freire, considerado patrono da educação brasileira. O educador social é o profissional responsável pela promoção e integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social a partir de atividades pedagógicas. Em nossas unidades, eles são essenciais para auxiliar na transformação de vida dos educandos. 

Em nossos Centros Sociais, os mais de 250 profissionais viabilizam práticas educativas que formam pessoas de maneira integral ao contemplarem um ensino de qualidade e valores essenciais para a sociedade. Em nossos nove espaços socioeducativos, a atuação tem como foco reduzir o impacto das desigualdades educacionais e econômicas, resgatando, assim, a autoestima dos educandos e tornando-os autores de suas próprias histórias e agentes de transformação. 

E como atua um educador social? 

O educador social atua refletindo e, na medida do possível, intervindo em problemas sociais, a fim de modificar realidades a partir de atividades e projetos de aprendizagem. Um importante aspecto do trabalho desse profissional é conectar o educando com a sociedade, de modo que esse possa adquirir os recursos necessários para ter autonomia em sua trajetória. Para isso, além dos incentivos do ensino formal, também há ações que promovem o desenvolvimento social e os direitos humanos por meio da cultura, das artes, dos esportes entre outros exercícios cotidianos. 

Um educador social olha para as crianças, jovens​​ e adultos levando em consideração as necessidades, potencialidades e o meio onde estão inseridos, tratando-os de forma individualizada para que possam desenvolver seus projetos de vida. Dessa forma, os educandos conquistam confiança para encarar os desafios e se tornam cidadãos mais conscientes e éticos. A partir de ações, a figura do educador social apresenta caminhos para que todos possam ter as mesmas oportunidades. ​