Na segunda-feira, 18/7, foi realizado o Encontro das escolas maristas de Educação Infantil. O Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) recebeu o evento. O momento formativo contou com a participação de vice-diretores e coordenadores pedagógicos, educadores, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e assistentes sociais.
Para essa edição, o tema escolhido foi Tempo de se reconectar e lições aprendidas. Entre as pautas trazidas para debate estiveram Pacto Educativo Global, Percepções pedagógicas sobre o uso de imagens no ambiente educativo à luz da cultura do cuidado e Vivências e experiências como dinamizadoras de aprendizagens na Educação Infantil. O encerramento do evento contou com uma visitação à Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto, inaugurada em dezembro do ano passado.
Conforme a organização, o encontro teve o objetivo de alinhar processos e promover reflexões. “Buscamos fomentar a partilha de situações vividas durante o período pandêmico para, a partir disso, acolher nossos educadores, ressignificando a proposta da Educação Infantil em um contexto social que demanda a prática da escuta ativa e a sensibilidade do cuidado", afirmou a supervisora pedagógica das Unidades Sociais da Rede Marista Carmen Angela Straliotto.
Formação continuada
A capacitação permanente dos nossos educadores é um diferencial da educação marista. A qualificação acadêmica dos profissionais reforça o nosso compromisso de proporcionar uma formação integral aos estudantes e educandos.
Ao longo do ano, a Rede Marista promove uma série de momentos formativos, nos formatos online, presencial e híbrido, como as Jornadas Pedagógico-Pastorais, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas , o Media Training e os encontros de setores. Além disso, os educadores são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação.