Navegar para Cima

Nossas Notícias

Live celebrativa de 15 anos do CMJU relembra a história do espaço

22/10/2021
Comunidade
A live, que ocorre com transmissão pelo Youtube, reúne educadores e educandos para comemorar o aniversário da unidade



Hoje, 22 de outubro, às 19h, no canal do Youtube dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, ocorre a live comemorativa de 15 anos do Centro Social Marista da Juventude (CMJU), localizado em Porto Alegre. O evento contará com a participação de educadores, educandos e parceiros que já passaram pela unidade. Além disso, haverá homenagens e apresentações histórias, memórias e atividades culturais. 

Como forma de celebrar os 15 anos de atuação no bairro Vila Nova de Porto Alegre, o CMJU receberá pessoas que fizeram parte da história para relatarem suas experiências, relembrarem momentos e estimarem a continuidade de um trabalho que traz mudança para a comunidade. Respeitando os protocolos de saúde, a atividade contará com homenagens por meio de vídeos, música, apresentações de educandos e partilhas dos educadores que buscam diariamente uma sociedade mais justa e fraterna. 

Para contemplar essa data, o gerente social das Unidades Sociais da Rede Marista, Ir. Luciano Barrachini, felicita o CMJU pelo aniversário, reconhecendo a importância do local para a comunidade. “Ter um espaço de transformação social só faz sentido quando temos as crianças e os jovens conosco. Agradeço, enquanto instituição, por todo o trabalho que é desenvolvido na unidade. Que nós continuemos por mais 15, 20, 30 anos de história junto à comunidade”, comenta. 

Uma trajetória de transformações 


O CMJU atua em prol de uma formação humana e social de crianças e adolescentes, possibilitando, assim, que eles possam desenvolver seus talentos e se firmar como sujeitos de direito e capacidades no exercício de sua cidadania. A história da unidade começou em 2006, quando o então Irmão Vinícios Malfatti e o educador Silvério Cassoli sensibilizaram-se com crianças e adolescentes que ficavam em praças e/ou no entorno da Casa Marista da Juventude (Caju) em situação de vulnerabilidade. Assim, idealizaram um projeto voltado para eles. 

O foco inicial das atividades, além da formação humana, era no futebol, com base em uma metodologia esportiva. Em seguida, foram acrescentados reforço pedagógico, informática e expressão cultural. Em 2009, foi estabelecido o primeiro convênio, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Nos anos seguintes, ocorreu a ampliação da equipe, bem como o aumento do número de atendimentos, que, em 2013, totalizava 180 crianças e adolescentes. Com a ampliação do atendimento, o espaço físico passou por remodelação, deixando de ocupar as salas da Caju. A inauguração desse prédio ocorreu em setembro de 2015. ​