Sobre

Quem somos

O Centro Social Marista Boa Esperança desenvolve, em Santa Cruz do Sul, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para garantir a proteção da criança e do adolescente, por meio de atividades de formação humana e transformação social.

Fundado em 1998, o Centro Social Marista Boa Esperança desenvolve, em Santa Cruz do Sul, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para garantir a proteção da criança e do adolescente, por meio de atividades de formação humana e transformação social. A unidade está localizada no bairro Santa Vitória, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança. Em 2018, completou 20 anos de presença marista na região.

SOBRE NÓS 

O Centro Social Marista Boa Esperança completou, no dia 14 de setembro de 2018, 20 anos de fundação. São atendidos, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 120 educandos com idades entre 6 e 15 anos, graças à atuação diária de 15 colaboradores. 

Oferecemos, no período inverso ao da escola, atividades como informática, artesanato, dança, esporte, musicalização, culinária, pintura, jogos lúdicos, com formação evangelizadora. Desde 2017, também oferecemos almoço diário a todos os educandos.

Além do objetivo de trabalhar para o desenvolvimento sadio das crianças, o Centro Social tinha e continua tendo o intuito de despertar pais, professores e alunos do Colégio Marista São Luís para a solidariedade, atuando em prol da dignidade humana, comprometidos na busca do bem comum, na promoção da vida e defesa dos direitos, dando atenção especial às pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, construindo a solidariedade por meio das características e dos valores humanos de Champagnat, com atitudes generosas concretas que eduquem a sensibilidade humana para as necessidades do outro.

A identidade educativo-evangelizadora no Centro Social Marista Boa Esperança é construída diariamente quando afirmamos e firmamos o legado de Marcelino Champagnat. O processo educativo-evangelizador está estruturado de forma a potencializar o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, priorizando um trabalho que atente para as dimensões psicossociais dos educandos, das famílias e, também, da equipe do Centro Social. 

A educação se manifesta em todas as situações onde há uma lição, aprendizado, partilha ou auxílio. Ela (a educação) é prioridade em todo e qualquer ambiente. Educa-se através do amor, do diálogo, da escuta, com um olhar de cuidado e “especial” para cada atendido do Centro Social Marista.

NOSSA HISTÓRIA 

Com uma população em grande parte católica e evangélica luterana, a cidade de Santa Cruz do Sul é lar da Catedral São João Batista, a maior em estilo gótico da América do Sul, e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, maior templo evangélico do Rio Grande do Sul. Abriga ainda a Universidade de Santa Cruz do Sul, com 11 mil alunos matriculados em 52 cursos de graduação, além de três outras instituições de Ensino Superior, 14 escolas de Ensino Médio, 114 de Ensino Básico e três hospitais.

 O Centro Social Marista Boa Esperança, cujo nome se deve pelo fato de a padroeira da comunidade ser Nossa Senhora da Boa Esperança, começou a ser “sonhado” a partir de uma visita feita pela diretoria da Comunidade Boa Esperança ao Ir. Alfredo Crestani, na época diretor do Colégio Marista São Luís, solicitando um auxílio para concluir a construção do salão comunitário. 

A partir dessa visita, as relações se intensificaram, e a ideia de se trabalhar na criação de uma obra social, levada adiante em mútua colaboração entre as Irmãs da Divina Providência e os Irmãos Maristas, foi gradativamente crescendo.

No dia em que a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro de 1998, foi dado início as atividades com atendimento a 60 crianças, 30 em cada turno inverso ao da escola. 

O público atendido era composto de crianças de 7 a 11 anos que estavam devidamente matriculadas nas escolas do bairro ou nos bairros vizinhos. Dentre tantas crianças precisando de atendimento, eram selecionadas as que estavam em situação mais vulnerável.

O objetivo primeiro do Centro Social era o de favorecer o convívio pacífico das crianças, promovendo a socialização e a formação humana.

No período em que os educandos permaneciam na unidade, recebiam orientações referentes a higiene e saúde, reforço escolar, atividades de arte, recreação, etc. 

CENTROS SOCIAIS MARISTAS 

O conjunto de práticas educativas desenvolvidas nos Centros Sociais, e que estão voltadas à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias, tem o objetivo de instaurar o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando um atendimento baseado em uma variedade de iniciativas, conforme descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, prevista na Lei da Filantropia n° 12.101/2009 e nas respectivas Resoluções n° 109 (11/11/2009) e n° 16 (5/5/2010). 

Nosso trabalho é articulado com os serviços no município de Santa Cruz do Sul (Centro de Referência de Assistência Social – Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência – Capsia, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps, Estratégia Saúde da Família – ESF e Unidade de Saúde, escolas, instituições religiosas).

SOBRE A REDE MARISTA 

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e Brasília (DF). A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde.