Navegar para Cima

Pastoral

Serviço de Pastoral

Formação humana e espiritual desenvolvendo o carisma marista

​​​A Formação Humana engloba ações Pastorais que se insere como presença fundamental nas atividades do Cesmar. Os temas geradores surgem das reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de cada ano e da observação junto aos grupos e das necessidades pontuais vindas da realidade analisada e refletida. Nesse espaço de formação se busca promover em primeiro lugar o resgate da pessoa humana, a descoberta de cada um(a) como filho(a) de Deus e instrumento de transformação da realidade.

Neste sentido, o serviço de pastoral promove a celebração da vida através da convivência e da reflexão, buscando em consonância com o carisma marista e o ideal de Marcelino Champagnat, “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, desmistificando conceitos em relação as religiões e experiências de fé de cada ser humano na intenção de “que a fé liberte e nos torne melhores!”

A realidade onde estamos nem sempre se apresenta do modo como a queremos. Aliás, o processo de empobrecimento e exclusão se intensifica cada vez mais e isto nos desafia a sermos sinais de esperança e transformação, formadores/as de líderes capacitados e transformados para agir e também transformar o contexto de injustiça em um espaço mais de acordo com o sonho de Deus para a humanidade.

Ao mesmo tempo, somos chamados a ser profetas assumindo uma metodologia capaz de ver a realidade (saber onde se está), iluminar esta realidade (à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo e de São Marcelino Champagnat) e agir nesta realidade (em vista de sua transformação) avaliar os processos feitos (aprender com a prática analisada e refletida) e celebrar (reconhecendo os sinais bonitos e alegrias motivadoras de novos movimentos).

A Formação Humana no Cesmar pretende seguir estes passos e ser este espaço de reflexão e celebração no interior desta obra social considerando a transdisciplinariedade na condução de qualquer vivência de fé e religiosidade.