Sobre

Quem somos

O Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. São oferecidas oficinas culturais, didático-pedagógicas e atividades lúdicas, que estimulam o desenvolvimento das relações afetivas e sociais.

​Hoje, o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. São oferecidas oficinas culturais, didático-pedagógicas e atividades lúdicas, que estimulam o desenvolvimento das relações afetivas e sociais por meio do teatro, da música, dança, percussão e do esporte.

SOBRE NÓS

O Loteamento Santa Teresinha está localizado na região central de Porto Alegre, nas proximidades da Estação Rodoviária, com população estimada de 2,5 mil habitantes, distribuídos em mais ou menos 340 grupos familiares. A dura realidade do Loteamento impõe grandes desafios para as políticas sociais efetivarem-se; a comunidade apresenta um índice muito elevado de violência, drogadição, analfabetismo, alcoolismo, baixíssimo autoestima e dificuldade de readaptação às novas moradias, que substituíram os casebres de madeira e papelão por sobrados com dois quartos, banheiro, cozinha e um pequeno quintal. 

A centralidade da nossa proposta parte da simplicidade, buscando transformar a realidade a partir de pequenas ações que favoreçam o contato com o outro, o respeito à dimensão espiritual e sempre enraizado na realidade da comunidade. 

Com um olhar atento às juventudes da comunidade, desenvolvemos projetos e ações que visam ao protagonismo juvenil, trazendo cada vez mais nossos jovens como artífices protagonistas de todas as atividades e projetos desenvolvidos no Centro Social. 

Utilizamos de uma metodologia empírica para pautar nossos planejamentos e ações. É observando e escutando a comunidade – suas demandas e inconsistências – que desenvolvemos nosso plano de ação. Nesse cenário, conseguimos identificar fraquezas e ameaças na atuação comunitária, entretanto, as forças e oportunidades apresentadas no Serviço desenvolvido no Centro Social trazem luz e esperança, na expectativa de transformar a realidade.

A atuação no Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini busca dar respostas à realidade local, oferecendo possibilidades humanizadoras e propostas pedagógicas enraizadas na arte-educação. Incorporamos a convicção de Champagnat no dia a dia:

[...] para bem educar as crianças é preciso, antes de tudo, amá-las, e amá-las todas igualmente”. ​

O Centro Social, nesses mais de 10 anos de implementação, foi transformando a realidade social, especialmente das crianças e adolescentes. O sistema protetivo se fortaleceu e assim pode ser reconhecido atualmente. Para bem cumprir com os objetivos de fortalecimento de vínculos entre a família, a escola e a comunidade, o Centro Social disponibiliza infraestrutura adequada no prédio anteriormente pertencente à Associação de Moradores, com quatro salas para oficinas, uma sala de recepção, depósito de materiais, uma sala de coordenação, refeitório, lavanderia, dispensa, centro esportivo cultural, praça, cozinha e banheiros. 

NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou em 2002, quando passaram a ser atendidos 25 estudantes entre 7 e 11 anos da Escola Estadual 1º de Maio, do bairro Navegantes, dentro das dependências do Colégio Marista São Pedro, no projeto intitulado Cultivando a Vida. As oficinas oferecidas eram de Informática, Música, Teatro, Recreação e Esporte, Reforço Escolar e Formação Humana.

Em 2003, houve a ampliação do número de educandos, passando de 25 para 35 e foi acrescentada a oficina de Artes Plásticas. Em 2004, o projeto Cultivando a Vida começou a atender estudantes da Escola Municipal da Vila Dique. 

O projeto funcionou até o final do ano de 2006 em parceria com a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e com a Associação de Voluntariado e Solidariedade (Avesol), dentro das dependências do Colégio Marista São Pedro. No final do ano, mudou de endereço e passou a integrar outra unidade, que foi chamada de Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, no Loteamento Santa Teresinha, antiga Vila dos Papeleiros de Porto Alegre, passando a atender 55 crianças e adolescentes.

A abertura da unidade no Loteamento Santa Teresinha foi de extrema importância, pois as crianças e os adolescentes, não tendo nenhuma atividade complementar à escola, constituíam grande preocupação para as famílias, sendo facilmente transformadas em vítimas do sistema de dominação e exploração local, por parte das forças ocultas e destrutivas da sociedade, como violência intrafamiliar e comunitária, trabalho infanto-juvenil, abandono e negligência, tráfico de drogas e exploração sexual. 

Após mudanças feitas no espaço físico, o número de atendidos passou para 80. No ano de 2017, em uma iniciativa do Centro Social com 14 empresas parceiras, foi construído e inaugurado o Centro Esportivo-Cultural Transformação, espaço de integração esportiva e cultural com uma quadra esportiva coberta, utilizada para prática de esportes e eventos diversos, um palco para eventos culturais e ensaios e também uma pista de skate.

Em 2019, o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini passou a atender 120 crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos no turno inverso ao da escola, oferecendo as oficinas de: Musicalização, Teatro, Recreação, Esporte, Percussão, Horta, Meio Ambiente, Capoeira, Comunicação, Dança, Aprendizagem e Formação Humana. Contamos com outros projetos de formação de lideranças em grupo, como: Pastoral Juvenil Marista (PJM), Coração Solidário Marista, Jovem Aprendiz e Banda Ecos.

CENTROS SOCIAIS MARISTAS

O conjunto de práticas educativas desenvolvidas nos Centros Sociais, e que estão voltadas à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias, tem o objetivo de instaurar o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando um atendimento baseado em uma variedade de iniciativas, conforme descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, prevista na Lei da Filantropia n° 12.101/2009 e nas respectivas Resoluções n° 109 (11/11/2009) e n° 16 (5/5/2010). 

As representações e parcerias são pontos cruciais para o desenvolvimento do trabalho no Loteamento Santa Teresinha, a articulação com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e instituições privadas configura uma extensa rede de relações que permite ao Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini uma efetiva e comprometida ação em prol da transformação social da comunidade. Os relacionamentos com outras instituições estabelecem laços fortes de colaboração em nome da cidadania, solidariedade, dignidade e fraternidade. É um esforço coletivo que objetiva um ponto comum: o desenvolvimento local sustentável.

SOBRE A REDE MARISTA

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e Brasília (DF). A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde. ​

 ​