Navegar para Cima

Serviços

Nossas oficinas

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como objetivo oportunizar espaço de proteção social básica para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 15 anos de idade do município de Gravataí, visando à garantia da convivência em grupos para aquisições progressivas, assim como para o fortalecimento dos vínculos. Os educandos necessitam ter o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado e devem ser encaminhados por meio do Cras Barnabé, Cras São Judas Tadeu e Cras Centro, todos de Gravataí/RS.

Os projetos desenvolvidos são concebidos a partir dos interesses, necessidades, saberes e sonhos dos educandos, escuta das famílias ou responsáveis, pesquisas, avaliação contínua, formativa e sistêmica, território como lugar de cultura, aprendizagem e compartilhamento de saberes. Incluem crianças e adolescentes, com autonomia nas atividades da vida diária, contribuindo para ressignificar suas vivências, desenvolvimento de sociabilidade e prevenção de situações de risco sociais.

As atividades propostas são desenvolvidas no turno inverso ao da escola, estimulando vivências, práticas e experiências na ampliação do universo informacional, cultural e social.  

Diversos trabalhos são desenvolvidos nessa perspectiva, como oficinas de inclusão produtiva, jogos, atividades de campo, vivências, dinâmicas, palestras, complementação da educação formal, artesanato, pastoral e outras atividades que contribuem na construção de uma realidade mais justa e fraterna, tendo como princípio básico a intercomplementariedade de ações entre família, escola e comunidade.

A metodologia aplicada se foca no entendimento de provocar o educando à compreensão da realidade e à participação social, despertando-o para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política do seu meio, bem como possibilitar o acesso aos direitos e deveres e, ainda, ao estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo no espaço público.

O processo metodológico se desenvolve por intermédio de oficinas de vivências práticas e momentos de discussão e aprendizado teóricos, momentos individuais e coletivos que se caracterizam por um método, que busca estimular a participação, reflexão crítica, convivência conselho participativo, rodas de conversa, eventos, reuniões com famílias, entre outras formas. 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar espaço de convivência, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, a partir de interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

- Desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

- Contribuir para a permanência no sistema educacional;

- Fomentar o Conselho Participativo (órgão consultivo ao qual cabe (re)planejar, participar e avaliar o serviço ofertado pela unidade).​