Rádio Maleta no 1º Encontro Nacional de Comunicação das Periferias
Neste final de semana, entre os dias 12 e 15/10, a Tecnologia Social Rádio Maleta está participando do 1º Encontro Nacional de Comunicação das Periferias na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, junto com ativistas de 18 estados da Federação. Várias etnias, gêneros, visões de mundo e realidades distintas estarão representadas para discutir, juntas, possibilidades e estratégias de ampliar suas ações e superar interdições, controles, explorações e desigualdades na área da comunicação e do direito à informação. O educador social Juliano Machado foi representar o Polo Marista no encontro.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, o crescimento econômico, a justiça social e a proteção ambiental, o Polo Marista de Formação Tecnológica tem entre seus aportes o projeto Rádio Maleta, estúdio móvel que permite a transmissão de áudio com alta qualidade. A tecnologia proporciona que os educadores realizem diversas atividades práticas, abordando temas como alfabetização midiática e democratização da comunicação ao mesmo tempo em que reforçam o uso de materiais reciclados.
Além de promover a sustentabilidade – o primeiro modelo foi montado em caixas recondicionadas a partir de máquinas caça-níqueis apreendidas pela Receita Federal e doadas para fins educacionais ao Polo Marista – a Rádio Maleta é uma importante ferramenta pedagógica. “A partir dele, podemos complementar o processo educativo e formativo. Os exercícios ajudam na desinibição dos jovens, bem como melhoram a oratória e a dicção”, explica o educador social Juliano do
Nascimento, um dos desenvolvedores do projeto.
Em 2017 o Rádio Maleta foi certificado pelo Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, que identifica, premia e difunde metodologias reconhecidas por promover soluções criativas em diversas regiões do país. A iniciativa faz parte do projeto Maristas em Rede, que propõe 200 ações para comemorar o
bicentenário da atuação marista no mundo.
Sobre o Maristas em Rede
Para marcar essa data e deixar um legado à sociedade, foi lançado o projeto Maristas em Rede, que propõe a realização de 200 ações para comemorar o bicentenário. Irmãos, profissionais, estudantes, famílias e sociedade estão engajados na realização de ações sociais que estejam relacionadas aos seguintes eixos: educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação. Todas as iniciativas estão reunidas no site www.maristas.org.br/emrede e a comunidade está convidada a contribuir, seja como voluntária ou com sugestões. Basta acessar o site e participar dessa corrente do bem.