Navegar para Cima

Iniciativas

PADARIA E CONFEITARIA

O curso propõe a formação profissional dos moradores da região, fato que contribui para a redução das vulnerabilidades sociais, considerando a ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

​​O Curso Básico de Padaria e Confeitaria do Centro Social Marista Santa Isabel surge a partir da percepção da necessidade de capacitação para inserção no mundo do trabalho das famílias que residem no bairro Mario Quintana, no município de Porto Alegre, notadamente carentes, com baixa escolaridade e renda precária. O curso de qualificação atende adultos maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental incompleto, moradores da comunidade Mario Quintana, que queiram se qualificar buscando alternativas no mundo do trabalho e aumento na renda familiar.

O curso propõe a formação profissional dos moradores da região, fato que contribui para a redução das vulnerabilidades sociais, considerando a ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho. São realizadas aulas práticas e teóricas divididas em quatro módulos: panificação (pães e cucas), salgados (assados e fritos), biscoitos (tradicionais e amanteigados) e bolos (simples e recheados).

OBJETIVO GERAL

Oferecer capacitação para as famílias da comunidade, proporcionando treinamento adequado para enriquecer suas receitas e habilitar os participantes para comercialização dos seus produtos, baseado nos princípios da economia solidária

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Fortalecer a função produtiva das famílias atendidas;

• Promover o desenvolvimento da autonomia, do empreendedorismo e da inclusão social;

• Promover a inserção no mundo do trabalho;

• Desenvolver o potencial dos participantes, auxiliando os mesmos na construção dos seus projetos de vida;

• Aumentar a renda familiar;

• Aprender técnicas de produção e manuseio de produtos de panificação e confeiteira;

• Executar as boas práticas de manipulação de alimentos, higiene e saúde;

• Operar equipamentos e maquinários.