Navegar para Cima

Serviços

Nossos Serviços


Para as crianças, o Centro Social oferece oficinas de inclusão digital, musicalização, expressão corporal, esporte e recreação, capoeira, educação ambiental, artes, além de oficinas pedagógicas voltadas especificamente às fases de desenvolvimento. 

Oferecemos, ainda, o Trabalho Educativo, que promove o desenvolvimento profissional para adolescentes e jovens. A unidade também trabalha com grupos de idosos de até 25 pessoas, garantindo a socialização e a troca de experiência. São desenvolvidas atividades de recreação e lazer, além de participação em atividades informativas e de orientação.


SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – 6 a 15 anos  

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca o fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários por meio da convivência, socialização e do acolhimento, bem como da formação para a participação e o exercício da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades de crianças e adolescentes. 

Propõe uma convivência entre sujeitos que aprendem e ensinam mutuamente, constituindo-se como sujeitos críticos na medida em que se relacionam, deixando suas marcas e impressões na história um do outro. As intervenções devem ser pautadas em experiências e trocas lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

O serviço ocorre de segunda a sexta-feira, em horário inverso ao escolar, atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que possuam vínculos familiares e comunitários fragilizados, com direitos ameaçados e/ou violados, encaminhados pelos demais serviços da rede socioassistencial e de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente, tais como: Conselho Tutelar Micro 10, Promotoria da Infância e da Juventude, Cras e Creas e Serviço de Atendimento Familiar (SAF).

As intervenções devem ser pautadas em experiências intelectuais, lúdicas, estéticas, culturais, recreativas e esportivas, que abarcam e ampliam a percepção, expressão, interação, aprendizagem e novos saberes, sociabilidade e a proteção social. A unidade oferece atividades de formação humana e cidadã em grupos, oficinas pedagógicas de esporte, lazer, arte e cultura.


SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – 15 A 17 ANOS - TRABALHO EDUCATIVO

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 15 a 17 anos busca fortalecer a convivência familiar e comunitária e contribuir para o retorno ou permanência dos adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. 

Ofertamos aos nossos educandos um espaço de qualidade que atenda todas as suas necessidades, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades, resgatando os valores humanos e promovendo por meio de práticas educativas a inclusão social, visando à formação integral dos educandos.

É um dos serviços oferecidos pela instituição em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e também promove a formação dos adolescentes para o mundo do trabalho por meio do módulo básico de formação humana e dos específicos de informática e padaria/confeitaria. 

São atendidos 48 adolescentes e jovens que possuam vínculos familiares e comunitários fragilizados, com direitos ameaçados e/ou violados, encaminhados pelos demais serviços da rede socioassistencial e promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes tais como Conselho Tutelar Micro 10, Promotoria da Infância e Juventude e Cras e Creas.


SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – IDOSOS 60+ 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um serviço da proteção social básica que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

São atendidos idosos a partir dos 60 anos de idade, que possuam vínculos familiares e comunitários fragilizados, com direitos ameaçados e/ou violados, encaminhados pelos serviços da rede socioassistencial.

A intervenção social com os idosos deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

São desenvolvidos grupos de fortalecimento de vínculos, bem como atividades de artesanato, recreação e lazer, também participam de ações, eventos, passeios e palestras.​


PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL 

A proposta educativa do Cemasi está inserida na articulação das instituições sociais, escolas e órgãos públicos que objetivam a educação integral das crianças e dos adolescentes, primando pela garantia dos direitos enquanto sujeitos em condição especial de desenvolvimento. Intenciona mobilizar ações abrangentes, desenvolvendo a educação integral combinando oficinas e projetos de trabalho, bem como o uso de linguagens e experimentações que estimulem a interatividade e mobilizem capacidades afetivas e cognitivas.

A Educação Integral é um projeto desenvolvido pela instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) e tem como objetivo oportunizar a produção de novos conhecimentos e a realização do reforço escolar nas áreas de letramento, numeramento, educação do sensível e iniciação científica, além de garantir um espaço protetivo e qualificado para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. 

São atendidos 120 educandos, estudantes do Ensino Fundamental, de 6 a 15 anos, encaminhadas pelas Escolas Chico Mendes e Victor Issler. Compreendemos a educação integral como educação que abrange a integralidade nas áreas físicas, afetivas, cognitivas, intelectual e ética em espaço de proteção e convivência, contribuindo para a qualidade da educação, aumento da jornada escolar, ações educacionais além do curricular e articulação com a comunidade. 

Em consonância com as orientações pedagógicas do Ensino Fundamental para a educação em tempo integral da Smed, o Cemasi desenvolve os quatro eixos de aprendizagem: Letramento, Numeramento, Iniciação Cientifica e Educação do Sensível, por meio de oficinas pedagógicas em diferentes áreas.


SERVIÇO DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA – SAF 

O Serviço de Atendimento Social (SAF) é um convênio da Proteção Social Básica (PSB) em parceria com o Centro Social Marista Santa Isabel e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (Suas). 

O público-alvo são crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social dos territórios: Vila Safira Nova, Vila Safira Velha, Cooperativa Alzira Rosa (ocupação), Vila Parque Das Orquídeas, Vila Jardim do Verde (ocupação) pertencentes à região nordeste, preferencialmente famílias beneficiárias de programas sociais, como Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (idoso e deficiente).

Tem como finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover acesso a direitos, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e na superação das vulnerabilidades sociais. 

O SAF desenvolve ações de articulação com a rede em temas como educação, saúde e assistência social, com objetivo de possibilitar o acesso às políticas públicas de forma integral e o acesso a direitos e benefícios sociais. É um espaço de escuta nos acolhimentos individuais, coletivos e grupais e reflexão das demandas sociais. Atende e responde as demandas oriundas do Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar.​