Navegar para Cima

Notícias

Produção de crônicas com os estudantes dos 1ºs anos do Ensino Médio

28/11/2018
Nosso jeito de educar
A atividade fez parte da Sequência Didática da área das linguagens.

​Os estudantes das turmas do 1º ano do Ensino Médio trabalharam ao longo do semestre um gênero textual muito encontrado em jornais e revistas: a crônica. A atividade fez parte da Sequência Didática da área das linguagens. 

Como forma de contextualizar os estudantes sobre esse tipo de escrita, a professora Ivani Reichert trouxe a crônica "Exigências da vida moderna”, de Luis Fernando​ Veríssimo. Após, eles aprenderam sobre a estrutura e características da crônica. 

Em seguida, em grupos, os estudantes analisaram crônicas do caderno Dona, do jornal Zero Hora. "Sabendo que a crônica apresenta fatos do cotidiano sob a ótica do cronista e que são um recorte da vida, somente uma parte, um viés, convidei que saíssem da sala de aula e procurassem o material da sua crônica. Assim, eles fotografaram algo que foi do interesse deles e criaram a sua crônica baseada na pesquisa de campo", explica a professora Ivani.

​Para finalizar a Sequência Didática, o professor Luciano da Silva, da Feevale, veio até o colégio conversar com os estudantes sobre Escrita Criativa.  

DSC_0011.JPG