Navegar para Cima

Níveis de ensino

ENSINO MÉDIO

A unidade atende gratuitamente cerca de 360 estudantes em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

​​​​​Colégio Marista Irmão Jaime Biazus

Unidade de educação formal da Rede Marista que recebe gratuitamente jovens do Ensino Médio. Inaugurado em 2012, o colégio oferece bolsas integrais e toda estrutura necessária para uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e seguro para os estudantes e suas famílias.

Os jovens recebem materiais completos, salas de aula adequadas, uniformes e lanche. Participam de grupos de estudos complementares, Grêmio Estudantil Irmão Jaime – GEIJ, Pastoral Juvenil Marista – PJM, eventos esportivos, políticos, pedagógicos e empresariais. Por meio de representantes, são ouvidos e consultados em momentos importantes na construção do colégio ideal, ao lado da Direção e das Coordenações.​

DSC04880.jpg


Projeto Horta e Gastronomia

Projeto desenvolvido pela nutricionista e a professora de Biologia, com apoio dos professores de Matemática, Educação Física e Sociologia e que tem por objetivo utilizar a alimentação saudável como tema gerador, capacitando estudantes a pensar criticamente e intervir em seu ambiente em busca de mais qualidade de vida.

Grupo de Pesquisa Jaime Solar

Coordenado pela nutricionista, professores de Física e História, tem por objetivo criar um grupo de trabalho que pesquisará alternativas para a utilização da energia solar, incluindo a construção de fogão solar, proporcionando melhorias no preparo de alimentos e baixo custo para a comunidade.

Projeto Voluntariado

Valorizando a formação integral e humanizada do jovem, o Marista Ir. Jaime, oferecemos oportunidades para nossos estudantes atuarem como voluntários na biblioteca, em grupos de estudos e nas oficinas do Socioeducativo. O trabalho voluntário tem como característica a doação de até 4 horas por semana, para desenvolver atividades com os mais variados públicos, promovendo a solidariedade através da prática.

Sequê​​ncia Didática

Adotamos a metodologia de Sequência Didática como forma de ensinar e aprender. Os professores planejam por área de Conhecimento, atuando de forma integrada e possibilitando que os conceitos trabalhados, contem com a efetiva participação dos estudantes. O desafio de pesquisar sobre assuntos diferentes com uma situação problema a resolver, motiva ainda mais os estudantes a construírem novos conhecimentos.

Reforço Escolar

O colégio oferece aulas de reforço escolar, à tarde, em alguns componentes curriculares para quem necessita mais tempo para tirar dúvidas e exercitar sobre assuntos desenvolvidos em horário de aula.

Biblioteca

Espaço de referência e acolhimento pensado para atender e estimular o hábito de leitura em crianças e adolescentes, a Biblioteca possui títulos variados em um ambiente plural, igualitário e de constante estímulo à busca de conhecimentos.

​Pastoral Juvenil Marista - PJM

O Marista Ir. Jaime incentiva os estudantes a participarem da Pastoral Juvenil Marista que promove a evangelização, por amor ao Reino de Deus e às juventudes, construindo a Civilização do Amor. Para alcançar sua missão, oferece vivência grupal, pois acredita e valoriza a dimensão associativa na vida dos adolescentes e jovens. É um espaço onde se experiência a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da solidariedade e espiritualidade marista. Essa experiência é realizada na vivência grupal e na articulação entre os vários grupos que queiram experimentar a espiritualidade marista. Dentro da experiência grupal, o jovem é chamado a ser parte atuante da história. É incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, sendo agente de mudança social a partir do seu protagonismo.

Grêmio Estudantil Irmão Jaime – GEIJ

O Grêmio Estudantil do Marista Ir. Jaime é composto por estudantes do colégio e sua equipe é eleita anualmente, junto ao corpo discente. Conta com a assessoria de funcionários do colégio que auxiliam os integrantes do GEIJ na elaboração de projetos, campanhas e na comunicação com a equipe diretiva. As atividades do Grêmio Estudantil estão em consonância com os projetos educativos do colégio e priorizam a formação de lideranças e a promoção de eventos culturais, sociais, esportivos, comunitários e solidários. Além disso, o GEIJ conta com a ajuda do Conselho de Representantes de Turma que auxilia na construção e aprovação de projetos ao longo do ano.

Manhãs de Formação

Momento que reúne cada turma, de duas a três vezes ao ano, para refletir e vivenciar atividades que despertem aos valores cristãos, visando desenvolver melhor conhecimento de si e dos outros. Nestes encontros são trabalhados, também, a vida e a obra do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.

#VemProJaime

Evento criado para convidar turmas de 9º ano de escolas municipais e estaduais do entorno, com o intuito de apresentar a dinâmica e atividades desenvolvidas no Marista Irmão Jaime Biazus a fim de oportunizar a inscrição destes jovens no Ensino Médio. Tudo é planejado e apresentado pelos nossos estudantes, promovendo espaço para desenvolvimento de seu protagonismo.​​