Navegar para Cima

Sobre

Quem somos

Somos 9 Centros Sociais e 8 Colégios Sociais Maristas em seis cidades do Estado

​​Acreditamos na força da transformação a partir da cultura do cuidado, da solidariedade e do afeto. Reconhecemos que essa acolhida nos possibilita traçar novos caminhos na vida de todos que passam pelos nossos espaços. Somos as Unidades Sociais da Rede Marista e atendemos crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.  

Em nossas Escolas Sociais, promovemos práticas educativas para formar pessoas de maneira integral, ao unir qualidade de ensino a valores essenciais para a sociedade. A educação vai além das salas de aula, contribuindo para que nossos educandos se tornem cidadãos conscientes de seu papel no mundo. 

Com o propósito de propiciar a inclusão e, consequentemente, reduzir o impacto das desigualdades sociais, educacionais e econômicas, nossos Centros Sociais fortalecem os vínculos familiares e cristãos com suas ações. Temos a possibilidade de resgatar a autoestima dos educandos, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias e agentes de transformação social. 

Com a oportunidade de construir recomeços, novos rumos são trilhados, fazendo do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário. Faça parte dessa mudança! 

MANIFESTO

Transformar significa quebrar paradigmas. É o ato de modificar conceitos, sair do senso comum e fazer diferente. Para nós, também significa escrever novas histórias, acreditar e inspirar o outro. É ação que nos coloca em movimento. Verbo inerente à missão marista. É reconhecer que o carinho, o afeto e a solidariedade dão novos rumos à vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Diante dessa missão, o tempo é secundário. Porque promover a transformação é se comprometer sempre a construir (re)começos. Isso faz do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário. Transformar é reconhecer que a diversidade nos constitui como ser humano. E isso nos completa.


 


SOBRE A REDE MARISTA 

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 14 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e em Brasília. 

A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar e transformar a partir dos seguintes espaços de missão: 

  • 19 Colégios 
  • 9 Escolas Sociais gratuitas 
  • 8 Centro Sociais  
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),  
  • Hospital São Lucas da PUCRS (HSL)  
  • Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer)  
  • ​Atuação missionária e pastoral em diversos municípios  

Ao todo, são cerca de 20 mil estudantes na Educação Básica, mais de 2​ mil educandos, quase 3 mil atendimentos nos Centros Sociais, 55 mil estudantes no Ensino Superior, mais de 290 mil consultas por ano no HSL e 14 mil exames anuais no Centro de Imagem do InsCer.