Sobre

Quem somos

Hoje, o Centro Social é lembrado principalmente pela promoção de um espaço preventivo, inclusivo e de transformação social, por meio de atividades pedagógicas, atividades físicas, criativas por meio do exercício do protagonismo, autonomia e vivências.

A Sociedade Amigos das Ilhas (Sadi), administrada pelas Irmãs Cônegas de Santo Agostinho, deu origem às primeiras iniciativas de promoção social na Ilha Grande dos Marinheiros. Em 1° de março de 1999, os Irmãos Maristas assumiram a gestão da unidade, que passou a se chamar Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas.

SOBRE NÓS

O Centro Social Marista Aparecida das Águas está localizado no bairro Arquipélago, mais especificamente na Ilha Grande dos Marinheiros, no município de Porto Alegre. 

Hoje, o Centro Social tem mais abrangência, é comprometido com a formação humana e a transformação social, por meio de oficinas, participação em seminários, conferências, além dos projetos da Rede Marista como a Pastoral Juvenil Marista (PJM), que iniciou no mês de junho de 2019 com seus primeiros grupos de jovens. 

O Centro Social é reconhecido pela comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros. Em um primeiro momento, esse reconhecimento se deu pelo exercício comunitário de assistência nas suas demandas mais emergentes, desde a alimentação até o vestuário. Hoje, o Centro Social é lembrado principalmente pela promoção de um espaço preventivo, inclusivo e de transformação social, por meio de atividades pedagógicas, atividades físicas, criativas por meio do exercício do protagonismo, autonomia e vivências significativas para a vida.

O Arquipélago se condensou em uma população muito diversificada, com descendência de pescadores, de quilombos da época da escravatura e, ainda, indígena, povos que, historicamente, sempre estiveram em situação de vulnerabilidade social. Por ser bem próximo do centro da cidade, o fácil acesso permitiu um aumento populacional na Ilha Grande dos Marinheiros nas últimas décadas, que se deu de forma desordenada e sem planejamento, com muitas invasões e apropriações de terrenos e lotes.

Como resultado disso, a comunidade vive em extrema vulnerabilidade social, apresentando avanços muito pequenos no desenvolvimento local, sem investimentos em saneamento básico, coleta seletiva, educação, saúde, esporte e lazer, bem como a violência como fator de risco (Cf. ATLAS BRASIL, 2013).

A Ilha Grande dos Marinheiros conta com o Centro Social Marista como uma das instituições com grande potencial de impulsionar o desenvolvimento cidadão da comunidade. Nossa unidade desenvolve cidadãos críticos, solidários e agentes de transformação social e oportuniza uma formação complementar à escola e à família, para que as crianças e os adolescentes da Ilha se tornem sujeitos ativos e participativos, capazes de mudar sua própria história.

Nossa identidade educativo-evangelizadora reafirma a missão educativa marista:

O sonho de Champagnat, de educar amorosamente as crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as culturas, raças, gêneros e etnias e dizer-lhes do amor de Jesus por eles. A construção desse sonho exige o compartilhamento de utopias e desejos, abertura de coração e flexibilidade de pensamentos dos homens e das mulheres maristas, hoje responsáveis pela missão do instituto. (UMBRASIL, 2010, p. 35).​

Buscamos o desenvolvimento integral do ser humano, o ser criativo e participativo e ainda atuante no exercício da sua cidadania, colaborando com o seu processo de formação na vida e para a vida. Essa formação está voltada para uma cultura de paz, cooperação e respeito às diferenças, capaz de despertar para a cultura da solidariedade, sensibilizando para vivências de valores humano-cristãos, possibilitando o fortalecimento e humanização das relações, e promovendo a participação, reforçando o sentido de cidadania nos espaços de atuação e aprendizagens.

Em uma sociedade movida por transformações constantes, torna-se urgente que todo o processo educativo promova o diálogo baseado no respeito, crescimento mútuo e nas relações de igualdade entre diferentes culturas, etnias e religiões, com vistas à promoção de uma cultura de solidariedade. 

NOSSA HISTÓRIA 

A unidade está em funcionamento desde 1º de março de 1999, quando os Irmãos Maristas receberam a obra social, até então nomeada como Sociedade Amigos das Ilhas (Sasdi), das Irmãs Cônegas de Santo Agostinho. Elas, que estavam desde 1972, sensibilizadas com a vulnerabilidade social e econômica da população, fundaram a primeira instituição para dar apoio social e educativo aos moradores da Ilha.

Para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, no ano de 1989, os Irmãos Maristas iniciaram o projeto de implantação de um galpão de reciclagem, que incentivou a população na representatividade junto às redes de atendimento, como o Orçamento Participativo. Esse processo culminou em três unidades maristas na Ilha Grande dos Marinheiros (Centro Social Marista Aparecida das Águas, Escola Marista de Educação Infantil Aparecida das Águas e Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara).

Desde o início, as Irmãs buscaram conveniar os serviços com a Prefeitura de Porto Alegre, como o antigo Serviço de Atendimento Socioeducativo (Sase), para garantir um atendimento de qualidade. Para dar continuidade a essa proposta, a Rede Marista manteve e ampliou os atendimentos por meio de parcerias como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV 6-15 e SCFV 15-17), este último na modalidade de Trabalho Educativo, que funcionou de 1999 a 2012. Além de convênios com a Prefeitura e parcerias com a iniciativa privada, o atendimento contou com recursos próprios.

Em 2018, a Rede Marista completou 20 anos de atendimento na Ilha Grande dos Marinheiros, desenvolvendo diversos projetos voltados para a formação de crianças e adolescentes, por meio da arte, cultura e esporte e também da participação cidadã.

CENTROS SOCIAIS MARISTAS

O conjunto de práticas educativas desenvolvidas nos Centros Sociais, e que estão voltadas à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias, tem o objetivo de instaurar o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando um atendimento baseado em uma variedade de iniciativas, conforme descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, prevista na Lei da Filantropia n° 12.101/2009 e nas respectivas Resoluções n° 109 (11/11/2009) e n° 16 (5/5/2010). 

Participamos de forma sistemática de fóruns com representação e incidência, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Comissão Regional de Assistência Social (Coras) Arquipélago e o Fórum Municipal Temático do Serviço de Convivência e Fortalecimento

de Vínculos. Além disso, as nossas parcerias público-privadas são: Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), administrado pelo CMDCA, Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), com formações e voluntários, entre outros.

SOBRE A REDE MARISTA 

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e Brasília (DF). A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde. ​